MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

terça-feira, 6 de setembro de 2016

HIP! HIP!! HURRRAAAAAA!!! 500 000 VISUALIZAÇÕES!!!!

Olá, meus prezados leitores!!!! 
É com muita alegria que comemoro, segundo informação passada pelo Google, pelas 
500 000 visualizações atingidas pelo meu blog o... “Matemágicas e Números”!!!! 
Pertinho de completar seis anos de existência, eis que, leitores de 238 países 
dos cinco continentes me premiam com esse significativo número de acessos por aqui. 
Eu uso dois serviços de monitoramento do número de visitas ao blog. O Google Analitic 
e o Revolvermaps o qual estampa um número de visualizações maior, mais de cinco 
milhões desde 01/02/2014. e qual é a explicação para isso???? Segundo o que me falaram, 
trata-se de formas diferentes de registrar as visitas, pois, quando alguém fizer uso 
de um celular, computador ou tablet que ainda não tenham sido usados para estabelecer 
acesso ao blog, então, o Google somará mais uma visita para no blog e guardará o 
número IP do aparelho, porém, outras vezes que alguém usar as mesmas máquinas, essas
 novas visualizações através delas não serão mais contadas, coisa que não acontece nos 
registros de visitações por parte do Revolvermaps, onde todos os acessos com aparelhos 
usados pela primeira vez ou não, sempre serão adicionados ao número das visualizações
 já existente. Daí, a diferença entre os dois registros realizados por esses serviços!!!!



Claro, que eu fico contente com esses números, porém, é a contagem informada pelo Google
 a que mais me entusiasma, pois, o meu blog é hospedado no Google, uma vez que
 foi desenvolvido na plataforma Blogger e, pela forma de registro que ele faz, consigo perceber
 o quanto o blog consegue crescer com o tempo e, o quanto estou perto de atingir uma meta 
que estabeleci anteriormente, declarada no título de uma das postagens já publicadas, que
 é: “Eu quero ter um milhão de amigos” e, VIVA!!!! Estamos quase lá!!!! Só faltam… mais
 500 000 de novas visitas com aparelhos ainda não usados para fazer o acesso ao Matemágicas
 e Números!!!! 
Agora, para comemorar esse feito das 500 000 visualizações (meio milhão), eu vou 
fazer, segundo o que o meu blog se preocupa em realizar desde o início, considerando
ou “fazendo de conta”que cada um dos cinco continentes tenham contribuído com
100 000 dessas visualizações cada, farei agora, cinco partes focadas em assuntos que eu já por
mim publicadas em postagens aqui no blog e, sei que elas despertam muita procura e interesse!!!!
Ei-las:

 1ª) Um teste na sua calculadora antes de trabalhar com ela!!!!












Traduzindo para o inglês, o texto impresso na imagem acima:

Before starting your calculation works with your calculator, do
this quick test! Enter: 12345679 (8 not in) multiply by 9 and ...
                                      if it ROM
                                      is OK, the display
             1 2 3 4 5 6 7 9 ===============> E 1 1 1 1 1 1 1 1.
                                      (8 calculator
                                      digits) must
                                      the letter appears
                                      "E" followed by
                                     eight characters
                                     "1" and the "point
                                    decimal "!!!!
                                    The machine is
                                    OK!
                                    in calculators
                                    larger, the display
                                    are: 1 1 1 1 1 1 1 1 1


O blog Matemágicas e Números, é um veículo de ensinamentos e também de desafios!!!! Aqui 
vai um deles:
desafio #01) responda nos comentários: 
"O que é que mais pesa no mundo"????

**********************************************************************
 2ª) Um número bem interessante que existe em seu celular!!!!












Traduzindo para o inglês, o texto impresso na imagem acima:

Emergency III * # 0 6 #
To know the serial number of your phone, press the following
digit: * # 0 6 #
A 15 digit code will appear. This number is unique. Write down and keep it in
somewhere safe. If your phone is stolen, call your service provider and give
this code. So they will be able to lock your phone and the thief not
be able to use it in any way. You may be without your cell phone, but
at least you know that no one can use it. If everyone does this,
there will be more mobile theft.

Obs.: O dígitos pela ordem, são: * (asterisco) => # (hastag) => 0 (zero) => 6 (seis) => 
# ( hastag). 


O blog Matemágicas e Números, é um veículo de ensinamentos e também de desafios!!!!
 Aqui vai mais um deles:
desafio #02) responda nos comentários: 
"O que o homem sempre poderá ver e/ou tocar e... Deus nunca 
o poderá fazer igual"????


*********************************************************************
**********************************************************************
 3ª) O quarto método para o MMC ser encontrado!!!!

           UMA FÓRMULA QUE EU INVENTEI.


















Traduzindo para o inglês, o texto impresso na imagem acima:

48/4 = 12 ==> 20 * 12 = MMC( 6, 8, 16, 20) = 240. C. Q. D.
One method that I invented, a long time, even when
He was a student of the junior high school in Macau np interior
Large northern river. Let's assume that for a certain
operation, we need to find the least common multiple for:
6, 8, 16 and 20 and whose rating is: M C M (6, 8, 16, 20).
                                                                                                          Method of prof. Valdir.
Find the MMC (6, 8, 16, 20).
a) is not a multiple of 20 (16, 8, 6) but 16 is a multiple of 8 ==> MMC (6, 16, 20) and
    remains, because 16 is not a multiple of 6.
b) Take any two numbers, for example 16 and 6, use MDC (16, 6) = 2 and:
c) Break any of the numbers and multiply the result by the other, like this:
    16/2 = 8 ==> 6 * 8 = mmc (16, 6) = 48. Or ... 6/2 = 3 ==> 16 * 3 = mmc (16, 6) = 48.
d) Now ... mmc (20, 48), the same process ... MDC (20, 48) = 4:
    20/4 = 5 ==> 48 * 5 = MMC (6, 8, 16, 20) = 240. mental calculation by multiple reduction
                                                                                     between the figures given and the                                                                                                           maximum employment
                                                                                      common divisor of a couple of other                                                                                                     numbers.
Or…
48/4 = 12 ==> 20 * 12 = MMC (6, 8, 16, 20) = 240. C. D. Q.





Traduzindo para o inglês, o texto impresso na imagem acima:

Imagine that in an event of a contest, you need to do with numbers
fractional, like:
a / b + 15/84 - c / 3 - d / 5 + and / 2 - f / 22 + G / 7 - h / 14 + i / 2 =. As this is the sum and
subtracting fractions that do not exhibit the denominators of the same value,
of course, we need to find ... the MMC (15, 84, 3, 5, 2, 22, 7, 14, 2) and the method more
shown is the "simultaneous factorization" i. It is:

15, 84, 3, 5, 42, 22, 7, 14, 2: 2
15, 42, 3, 5, 21, 11, 7,   7, 1: 2
15, 21, 3, 5, 21, 11, 7,   7, 1: 3
  5,   7, 1, 5,   7, 11, 7,   7, 1: 5
  1,   7, 1, 1,   7, 11, 7,   7, 1: 7
  1,   1, 1, 1,   1, 11, 1,   1, 1: 11
  1,   1, 1, 1,   1,   1, 1,   1, 1: .................................……….
                                            : 2 x 2 x 3 x 5 x 7 x 11 = 4620

It is correct and of course you spent ink, paper and time to draft
find the answer ... 4620. But what about saving, time, ink and paper to
the same result ???? Just use my method !!!! It's like me
would make???? Let's see:





Traduzindo para o inglês, o texto impresso na imagem acima:


First I want to make an observation about the MMC between two or more numbers.
When we seek this MMC, it will never be less than the highest value
Data figures, however, it may be even equal to the largest number given.
In my method, I do the following:
1) MMC (84, 42, 22, 15, 14, 7, 5, 3, 2) = ???? Putting the numbers in order
decreasing (optional) and from left to right, take the higher the number, here
in our example is 84 and I will eliminate all of your list Dividers: thus,
MMC (84, 42, 22, 15, 14, 7, 5, 3, 2) = ???? 84 is multiple of 42, 14, 7, 3 and 2, then
that list left: MMC (84, 22, 15, 5) = ????



2) I take now the second largest number, 22, but as it is not a multiple of the other,
I leave it and step into the 15, which is a multiple of 5 and finally that "listona"
is reduced, thus: MMC (84, 22, 15) = ???



3) I can have two of those numbers, e.g., 84 and 22, and ...
MDC (84, 22) = 2, right ???? I: 84: 2 = 42 x 22 = 924 or ... 22: 2 = 11 x 84 = 924.



4) Now we have: MMC (924, 15) and then do ... MDC (924, 15) = 3 and take ...
924: 3 = 308 x 15 = 4620 ... or 15: 3 = 5 × 24 = 4620. Therefore,
MMC (84, 42, 22, 15, 14, 7, 5, 3, 2) = 4620. C. D. Q.



Obs.: Esses cálculos poderão serem feitos mentalmente, dependendo da capacidade 
do calculista!!!!


O blog Matemágicas e Números, é um veículo de ensinamentos e também de desafios!!!! 
Aqui vai mais um deles:
desafio #03) responda nos comentários: 
"qual é o lado aonde uma galinha tem mais penas"????



*********************************************************************
*********************************************************************
*********************************************************************
4ª) Uma forma de preencher um quadrado mágico de ordem ímpar!!!!



Primeiramente, veja como se dá a distribuição, segundo a minha "receita", para um 
quadrado mágico de ordem ímpar ( lados com números da forma 2n + 1 i. é: n é natural 
e... n é ímpar) 3 x 3 (três linhas e três colunas)!!!!  



Agora usarei umas imagens de como eu faço a distribuição dos números para 
quadrados mágicos de lados ímpares, por exemplo, ordem 11 (onze linhas por onze colunas).





continuando, agora com o lançamento dos primeiros 121 (11 x 11) elementos desse 
quadrado...





...quando, finalmente, completamos a distribuição dos números (121 números sem repetições)
 do quadrado de ordem 11.


  





























O blog Matemágicas e Números, é um veículo de ensinamentos e também de desafios!!!! 
Aqui vai mais um deles:
desafio #04) nos comentários, dê exemplo de PALÍNDROMOS: 
a) Dê um exemplo de um número palíndromo.

b) Dê um exemplo de uma palavra palíndroma.

c) Dê um exemplo de uma frase palíndroma.


*********************************************************************
*********************************************************************
*********************************************************************
*********************************************************************

 5ª) Uma outra fórmula de resolução para o binômio de Newton!!!!





É comum ouvirmos dos nossos professores de matemática, a "receita" do Newton 
para o desenvolvimento do produto notável, o "binômio de Newton"... ( a + b ) ^ 2
  (o quadrado da soma de dois termos) que ordena: "o quadrado do primeiro termo
 ( a ^ 2 = a * a ), mais 2 vezes a vezes b ( 2 * a * b = 2ab ) e mais... o quadrado do 
segundo termo (b ^ 2 = b * b ). E aí temos que... ( a + b ) ^ 2 = a ^ 2 + 2ab +  b ^ 2.
  Assim,  um número, por exemplo, o 15, podemos "quebrá-lo em duas parcelas, 
sendo o a = 10 e o b = 5 e temos o binômio... ( 10 + 5 ) ^ 2 para desenvolver por 
algum método de resolução existente e, segundo aquela "receita" já citada, temos:
 ( 10 + 5 ) ^ 2 = 10 ^ 2 (10 x 10 = 100), mais o produto... 2 x 10 x 5 = 100  e mais...
 5 x 5 = 25. Então, de... ( 10 + 5 ) ^ 2 = 10 x 10 + 2 x 10 x 5 + 5 x 5 = 100 + 100 + 25  =  225. 
Mas, será que sempre temos que resolver o "binômio de Newton"... ( a + b ) ^ 2,
 segundo aquela "receita" deixada por ele????



               UMA FÓRMULA QUE EU INVENTEI!!!!!



Desde que, de ( a + b ) ^ 2, saibamos de antemão, qual é o valor do quadrado do b,
 então, podemos com vantagem utilizarmos essa "nova receita" que eu inventei para
 "aprontar' com o grande Newton!!!! Rsrsrsrsrs, é brincadeira minha!!!! Mas,
 foi... "sem querer, querendo"!!!!!    


Abaixo, publico partes de texto de uma postagem sobre o assunto, onde utilizo
valores numéricos para utilização da minha fórmula:
a [ (a + b) + b ] + b ^ 2.









Traduzindo para o inglês, o texto impresso na imagem acima:


Now, as promised in the post ... "is BIG !!!! It is BIG !!!! It's BIG SCARE !!!! "that would make the numerical demonstration
for the challenge. As I agree that ... "promise is debt," here's my solution to this challenge and to make it
understood, first, we use a number of lesser value, for example: the number 17 !!! Then, knowing that
Square 17 (data number) is equal to 289, are asked to find the square of its predecessor and successor as well, the square of the number ... 217!
Just we use the algorithms, "P.Q.P. Valdir / Newton "to find the square 16 (predecessor number 17) that is
equal to the difference between the square of 17 less the sum of 17 plus 16 i. It is: 16 ^2 =17^ 2 - (17 + 16)= >16^2=289 
- 33 => 16 ^ 2 = 256 OK ????
And the square 18 (successor number 17) shall be equal to the sum of 17 squared plus the sum of 18 plus 17 and
we get: 18 ^2 = 17 ^ 2 + (18 + 17) => 18 ^ 2 = 289 + 35 => 18 ^ 2 = 324 OK ????
Let's find the square of 217 as follows: 217 ^ 2 = 200 [200 + 17 + 17] + 289 ==> 217 ^ 2 = 46800 + 289 => 217 ^ 2 =
47089 OK! Copied ????








Traduzindo para o inglês, o texto impresso na imagem acima:


And if the 3217 number instead of ... 217, as we do, according to the algorithm ???? Now!!!! For we find
 the
Square 3217 through the use of "P. Q. P. Valdir / Newton " we have two stages, which took" ride "in 
value
Square 17 (that we know) and so ...

==> 3217 ^ 2 = 3 000 [3 000 + 217 + 217] + (200 (200 + 17 + 17)) + 289)

==> 3217 ^ 2 = 3 000 [3 000 + 217 + 217] + (200 (234) + 289)

==> 3217 ^ 2 = 3 000 [3 000 + 217 + 217] + (46800 + 289)

==> 3217 ^ 2 = 3 000 [3 000 + 217 + 217] + 47089 

==> 3217 ^ 2 = 3 000 [3434] + 47089

==> 3217 ^ 2 = 10302000 + 47089 = 10349089

==> 3217 ^ 2 = 10349089     OK! Copied again ???? And ... vanmos, we !!!!


O blog Matemágicas e Números, é um veículo de ensinamentos e também de 
desafios!!!! 
Aqui vai mais um deles:
desafio #05) responda nos comentários: 
"por que o pinguim imperador é atacado pela 
foca leopardo e... não é atacado pelo urso polar"????


*********************************************************************
*********************************************************************
*********************************************************************
*********************************************************************
*********************************************************************


 Obrigado, amigos!!!! Espero continuar contando com o vosso apoio e interesse pelas 
minhas publicações e, “vamos que vamos” na busca de se repassar e adquirir 
conhecimentos, ensinamentos!!!! E mesmo que atinjamos o número das 
1000 000 de visualizações no blog, é só uma nova marca e, já vou informando, não 
pararemos as publicações no “Matemágicas e Números”. Combinados, hein????
 INTEL LOGO, minha gente boa e inteligente!!!! 
Um abraço!!!!!

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário