MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ACHAR MANUALMENTE A RAIZ QUADRADA DE 40110...

Na minha postagem aqui no blog com o título... "extrair raiz quadrada sem usar calculadora?" no link: http://matemagicasenumeros.blogspot.com.br/2011/02/extrair-raiz-quadrada-sem-usar.html  ,
eu ensino uma forma manual, tal qual era usada no meu tempo de estudante, numa época onde a "régua de cálculo" era o objeto mais parecido com uma calculadora ou computador!!!! Usei esse processo para encontrar as raízes quadradas e no mesmo dispositivo, lembrava que também extraía as raízes cúbicas, mediante uma mudança no manejo dos radicandos e nas tentativas de se encontrar uma raiz cúbica exata ou aproximada para cada um deles, porém, não me lembrava como fazê-lo!!!! Acontece, que um leitor amigo, o senhor João Labrego, ao visitar o meu blog, não faz tanto tempo assim, ao ler aquele post, comentou e 



demonstrou o uso daquele processo para a raiz cúbica que eu esquecera e avisou também, que o processo podia ser generalizado para se encontrar as raízes de outros índices que se queira para um certo número dado!!!!
Assim, para o presente post, depois de anteriormente ter apresentado uma postagem sobre como encontrar manualmente a raiz cúbica com aproximação decimal na casa dos milésimos, para o número... 40110 (http://matemagicasenumeros.blogspot.com.br/2012/05/calcular-raiz-cubica-manualmente-pelas.html ), segundo "as dicas do João", dessa vez, temos aqui, a resolução da sua "raiz quadrada" utilizando o mesmo processo!!!!  

   


















Fig.: 1





  















Fig.: 2





















Fig 3

Eis aí, a resolução da raiz quadrada de 40110, C. Q. D. por esse processo manual, lembrado pelo João e, além de ser compacto, também, o mesmo tem a vantagem de ser generalizado para a obtenção de raízes com outros índices!!!!
Obrigado, meus caros leitores!!!! Espero ter sido útil ajudando-os nos seus estudos e/ou procura dos vossos conhecimentos!!! Até breve!!!!
Um abraço!!!!!  

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário