MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

sábado, 7 de julho de 2012

USO DA "MEMÓRIA DINÂMICA" PARA A SUBTRAÇÃO (PARTE 2/4)!!!!!

A MEMÓRIA DINÂMICA NAS CALCULADORAS!!!!!

     Para quem não sabe o que é isso, eu aconselho que leia o post que publiquei anteriormente na parte (1/4)!!!! É um processo que você poderá usar na calculadora (a maioria delas tem), com economia de tempo de trabalho e do uso das teclas de comando de memória usuais desta e diminuição de digitação em mais outras teclas!!!! Fiquei sabendo da existência da tal “MEMÓRIA DINÂMICA”, através de um técnico em mecânica japonês. Essa memória existe em quase todas as calculadoras, desde as simples às mais avançadas!!! Eu possuo duas calculadoras simples de um mesmo fabricante, onde a que tem somente oito dígitos não executa essa modalidade de memória, enquanto que a de doze dígitos o faz perfeitamente!!!! 



    Como falei da vez passada, retorno à observação de que, em se tratando de se utilizar uma máquina simples de oito ou mais digitos, os valores quer sejam de parcelas, subtraendos, fatores e divisores, colocados na posição da “MEMÓRIA DINÂMICA” e os valores que se usar depois deles, deverão ser todos positivos!!!! Claro que, usando-se as regras dos sinais para o resultado das operações, podemos contornar esse obstáculo!!! Já para as calculadoras científicas que possuem a tecla de mudança de sinal (“+” e “-”) não há problemas!!!!
Na 1ª parte, das quatro que pretendo lançar, cada uma tratando do uso da “MEMÓRIA DINÂMICA” da calculadora numa determinada... “operação fundamental” por vez, começei pela operação de ADIÇÃO (+) e agora nessa postagem, tratarei do uso da... “MEMÓRIA DINÂMICA” para a operação de... SUBTRAÇÃO!!!!! 
   A utilização de uma calculadora científica (possui tecla para inversão de valores numéricos) não há problema algum em se trabalhar usando o processo. 




    Nas calculadoras simples, desde que os operadores ( minuendos e subtraendo) forem todos positivos, também, não há empecilho algum para que apliquemos o processo. Veja: 



porém, em se tratando do uso de calculadora simples na SUBTRAÇÃO, vale observar que:



acredito que, assim vocês entendam melhor, porque devemos ter esse cuidado quando fazemos a subtração  nas calculadoras simples, que não possuem a tecla de inversão de sinais para os valores numéricos digitados!!!!

     Por enquanto, é só, mas, em breve estarei retornando com a 3ª parte e focando mais uma das operações fundamentais!!!!

     Obrigado, bons estudos!!!!

     Um abraço!!!!!
     
    


Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário