MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

É BIG!!! É BIG!!!! É BIG SUSTO!!!!!!!

Quem diz que eu estou... blefando???? 

Praticamente, são quase passados... vinte anos, que eu, juntamente com alguns professores amigos na UFRN, já quase um concluinte do curso de matemática naquela instituição, criamos a “Oficina de Matemática”... o que, na realidade, é o mesmo que... “Laboratório de Matemática”, os quais funcionam em quase todas as universidades do Brasil. 
Ainda nos dias de hoje, já com outro nome, essa repartição funciona aqui na UFRN!!!! Colaborei ativamente na criação dessa entidade começando pela criação do seu nome e também na produção de artefatos manuais que facilitassem o ensino e aprendizagem, atendimento aos usuários e de trabalhos escritos, entre eles, os desafios matemáticos, frutos das minhas “pesquisas” solitárias e... para incentivar a criatividade, a busca das informações armazenadas (reciclagem dos conhecimentos) e outras coisas mais, eu elaborei três exercícios matemáticos, três desafios que foram entregues para toda a comunidade estudantil em geral!!!! 


      Créditos: www.ilhadotabuleiro.com.br


Os desafios tinham os títulos: contando ovelhas (veja aqui no blog, em:
http://matemagicasenumeros.blogspot.com.br/p/desafios-matematicos-para-o-presente.html destinado aos alunos do ensino médio das séries menores); o...missão quase impossível (destinado aos alunos do ensino médio das séries maiores) e o... big susto (veja aqui no blog, em: http://matemagicasenumeros.blogspot.com.br/p/desafios-matematicos-para-o-presente.html, destinado especialmente para os alunos do ensino superior, para os professores, doutores, pós doutores, pesquisadores, medalhistas de olimpíadas matemáticas e ganhadores de prêmios de matemática)!!!!! O que aconteceu???? 
Acharam que os problemas propostos eram impossíveis de serem solucionados e eu... estaria blefando, ao afirmar que sabia como resolvê-los, principalmente, dar solução para o impossível... “BIG SUSTO”!!!!! 
Houve discussões acaloradas comigo e para acalmar os ânimos... dei um prazo de... 10 anos para que solucionassem os problemas!!!! 
Com alguns meses do lançamento das questões, comecei a receber respostas para a solução docontando ovelhas, inicialmente, por alunos do ensino médio seguidos pelos professores!!!! 
Mas, as soluções não atendiam de todo... à forma de resolução por um processo matemático criado por um escriba egípcio, aluno do matemático grego... Tales de Mileto e que tal método de resolução, foi esquecido!!!! 
O missão quase impossível teve, apenas uma pessoa que conseguiu resolvê-lo (resolvo por um processo diferente que eu inventei) de forma manual e também por mais uma pessoa, essa... porém, com uma solução através do cálculo numérico e usando computadores, foram os únicos que resolveram o missão quase impossível!!!! Porém, para o “BIG SUSTO”, passados os 10 anos e... mais outros quase 10, apenas eu, desde a sua criação em outubro de 1992, fui capaz de solucioná-lo!!!! 
Vamos fazer assim... vou esperar até à data de... 20/10/2012, para que os meus leitores consigam apresentar a solução pedida para o problema!!!! 
Já no dia 21/10/2012 eu estarei postando a solução de dois desses problemas, um deles, claro, o "BIG SUSTO" e que eu guardei desde o início da sua criação!!!! 
Comemorarei assim, por antecipação, às 100 000 visualizações no meu blog (muito obrigado, minha gente!!!!) e, para aqueles que achavam que eu “estivera” blefando, terão após vinte anos, a certeza de que o “BIG SUSTO”... nunca foi INSOLÚVEL!!!!!!!!!!!!!!!!! 

Um abraço!!!!!