MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

É BIG!!! É BIG!!!! É BIG SUSTO!!!!!!!

Quem diz que eu estou... blefando???? 

Praticamente, são quase passados... vinte anos, que eu, juntamente com alguns professores amigos na UFRN, já quase um concluinte do curso de matemática naquela instituição, criamos a “Oficina de Matemática”... o que, na realidade, é o mesmo que... “Laboratório de Matemática”, os quais funcionam em quase todas as universidades do Brasil. 
Ainda nos dias de hoje, já com outro nome, essa repartição funciona aqui na UFRN!!!! Colaborei ativamente na criação dessa entidade começando pela criação do seu nome e também na produção de artefatos manuais que facilitassem o ensino e aprendizagem, atendimento aos usuários e de trabalhos escritos, entre eles, os desafios matemáticos, frutos das minhas “pesquisas” solitárias e... para incentivar a criatividade, a busca das informações armazenadas (reciclagem dos conhecimentos) e outras coisas mais, eu elaborei três exercícios matemáticos, três desafios que foram entregues para toda a comunidade estudantil em geral!!!! 


      Créditos: www.ilhadotabuleiro.com.br


Os desafios tinham os títulos: contando ovelhas (veja aqui no blog, em:
http://matemagicasenumeros.blogspot.com.br/p/desafios-matematicos-para-o-presente.html destinado aos alunos do ensino médio das séries menores); o...missão quase impossível (destinado aos alunos do ensino médio das séries maiores) e o... big susto (veja aqui no blog, em: http://matemagicasenumeros.blogspot.com.br/p/desafios-matematicos-para-o-presente.html, destinado especialmente para os alunos do ensino superior, para os professores, doutores, pós doutores, pesquisadores, medalhistas de olimpíadas matemáticas e ganhadores de prêmios de matemática)!!!!! O que aconteceu???? 
Acharam que os problemas propostos eram impossíveis de serem solucionados e eu... estaria blefando, ao afirmar que sabia como resolvê-los, principalmente, dar solução para o impossível... “BIG SUSTO”!!!!! 
Houve discussões acaloradas comigo e para acalmar os ânimos... dei um prazo de... 10 anos para que solucionassem os problemas!!!! 
Com alguns meses do lançamento das questões, comecei a receber respostas para a solução docontando ovelhas, inicialmente, por alunos do ensino médio seguidos pelos professores!!!! 
Mas, as soluções não atendiam de todo... à forma de resolução por um processo matemático criado por um escriba egípcio, aluno do matemático grego... Tales de Mileto e que tal método de resolução, foi esquecido!!!! 
O missão quase impossível teve, apenas uma pessoa que conseguiu resolvê-lo (resolvo por um processo diferente que eu inventei) de forma manual e também por mais uma pessoa, essa... porém, com uma solução através do cálculo numérico e usando computadores, foram os únicos que resolveram o missão quase impossível!!!! Porém, para o “BIG SUSTO”, passados os 10 anos e... mais outros quase 10, apenas eu, desde a sua criação em outubro de 1992, fui capaz de solucioná-lo!!!! 
Vamos fazer assim... vou esperar até à data de... 20/10/2012, para que os meus leitores consigam apresentar a solução pedida para o problema!!!! 
Já no dia 21/10/2012 eu estarei postando a solução de dois desses problemas, um deles, claro, o "BIG SUSTO" e que eu guardei desde o início da sua criação!!!! 
Comemorarei assim, por antecipação, às 100 000 visualizações no meu blog (muito obrigado, minha gente!!!!) e, para aqueles que achavam que eu “estivera” blefando, terão após vinte anos, a certeza de que o “BIG SUSTO”... nunca foi INSOLÚVEL!!!!!!!!!!!!!!!!! 

Um abraço!!!!!

Artigos Relacionados

4 comentários:

Jairo Grossi disse...

Pôxa, amigo...Que despropósito! Ninguém para comentar esta postagem que contém um dos enigmas mais polêmicos da História da Matemática no Rio Grande do Norte!
Quem sou eu para tentar decifrar um desafio de décadas ainda não resolvido por ninguém, exceto por um professor com tamanha bagagem teórica como a sua?
BIG SUSTO levaria eu se alguém descobrisse a solução do enigma.
Abraço....E não se esqueça: Os verdadeiros colegas sempre aparecem para dar um incentivo...É o tal do "Feed Back" que nós precisamos. Este é nosso mais importante combustivel.
Estou contigo desde o início, e se eu puder até sempre.

29 de setembro de 2012 às 08:02
Francisco Valdir disse...

Olá, Jairo!!!!

Você foi o primeiro leitor do meu blog que iniciou os comentários por aqui e, agora... é também, o pioneiro a lançar um comentário sobre essa "loucura" de desafio que é o... BIG SUSTO!!!!

É sempre com alegria que leio os seus comentários, pois, sei que são comentários construtivos e colaborativos, além de... incentivadores!!!!
Obrigado amigo Jairo por essa e outras demonstrações de solidariedade e amizade sempre presentes!!!!

Todo mundo levará um... "BAITA SUSTO" quando souberem em 21/10/2012, como é resolvido esse "BIG SUSTO", é o que imagino e aí, será que não haverá comentários de outros leitores???? Veremos!!!!

Muita saúde e paz e até brevemente!!!!

Um abraço!!!!!

29 de setembro de 2012 às 12:37
Prof. Irivan Rodrigues disse...

Olá Multiplicador Francisco, é com enorme satisfação que recebemos sua participação na família Educadores Multiplicadores.

Enquanto seu blog não é divulgado naquele espaço, continue nos visitando, conheça o blog Marquecomx e também os outros multiplicadores.

Faça novas parcerias (se quiser), amizades e comente em seus blogs e eles (os multiplicadores) virão visitar o seu.
Para saber mais sobre a parceria saudável e tirar proveito dela, é muito importante que você leia o texto abaixo (link):

http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html

Faça uma visitinha e torne-se seguidora do Blog Marquecomx (é parte da parceria):

http://www.marquecomx.com.br/

Abraço, fiquemos na Paz de Deus e até breve! Agora é só aguardar a sua publicação.

14 de dezembro de 2012 às 17:14
Francisco Valdir disse...

Olá, amigos Multiplicadores!!!!

Que honra e que satisfação em receber esse comunicado!!!! Obrigado, pessoal!!!!!

Sabemos e entendemos que a multiplicação, é uma soma de parcelas iguais e... estou agora aqui também, para promovermos o bem estar crescente da humanidade, dando a minha parcela de contribuição, para somarmos energias e esforços comuns, para produzirmos resultados significantes no tocante à educação, divulgação dos conhecimentos, eliminações de tabus, crendices (ignorâncias) e/ou má vontades de certos indivíduos (agindo só ou em grupos) sádicos que se divertem, exploram e ainda humilham as suas vítimas, escravas e cegas de conhecimentos!!!! Mas, o remédio ou a cura para isso, está no uso da comunicação, da união e vontade política de mudanças e o que é melhor, fazendo-se uso das mídias modernas, da tecnologia da informação e da produção, tudo isso, levado aos quatros cantos da Terra, gratuitamente e democraticamente para todos os interessados por um ensino, que desejamos ser universal, de alta qualidade e eficaz, realizada pela comunidade blogueira!!!!

Obrigado pelas palavras de boas-vindas, pelas dicas sobre parcerias e... tudo o mais. Vamos que vamos, minha geeeeeennnttttttttteeee!!!!!

um abraço!!!!!

15 de dezembro de 2012 às 04:44

Postar um comentário