MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

domingo, 25 de janeiro de 2015

QUAL A MELHOR FORMA DE SE USAR, OU... (PARTE 3/3)

COMO APRESENTAR AS QUANTIZAÇÕES???? 
PARTE (3/3)


Quando apresentamos resultados numéricos (aplicação de funções), para que sejam perfeitamente compreendidos, devemos organizá-los utilizando-se tabelas, gráficos ou equações. Cada um desses meios tem as suas vantagens e desvantagens. Senão, vejamos:

Equações:
 são vantajosas nos seguintes aspectos: 
permitem que tenhamos conhecimentos do tipo delas (linear, afim, quadrática e etc.) e que se possa calcular quaisquer valores de pontos, tanto de abscissas quanto de ordenadas que queiramos em quaisquer conjuntos numéricos.
 



  Créditos: www.brasilescola.com



 As desvantagens
Os valores (abcissa x, ordenada y) para cada ponto da curva em questão, terão que serem calculados segundo essa expressão matemática, diferente de antes, quando já podíamos contar com estes valores de imediato, quando do uso da tabela ou do gráfico
 Também, só de posse de uma equação, sem se ter uma representação gráfica das mesmas, a interpretação dos comportamentos para intervalos de seus domínios (crescentes, decrescentes, constantes, etc), ficam seriamente comprometidos! 
Mas a maior desvantagem da equação, é mesmo a sua obtenção! 
Para comprovação do que falei aqui, sobre as vantagens e desvantagens do uso de uma equação, vamos exemplificar do seguinte modo: 
vejam que, em lugar de termos apresentado uma tabela ou gráfico para pesquisar quais seriam os valores da velocidade em metros por segundo, alcançada por aquele automóvel em... PARTE(1/3) e PARTE(2/3), em vez disso se tivéssemos informado que a lei de associação era... 


E fazendo-se uso de V = -2 t + 8 efetuando-se os cálculos com valores variados para t, iremos encontrar um valor de v associado a ele! Observe que agora podemos dar qualquer valor para t> = 0 (pois, o tempo é uma grandeza modular) e t pertencente a R, e valores de V que antes eram por demais duvidosos com o uso da tabela e também do gráfico, agora serão obtidos com toda a precisão matemática com a utilização dessa equação
Mas, por outro lado, apenas a precisão e a facilidade do cálculo de valores, conhecimento do tipo da equação ou função envolvida são as suas vantagens pela sua aplicação, porém, aquelas vantagens conseguidas pelo uso de tabelas e do gráfico de antes, desaparecerão aqui! Mas, a maior vantagem apresentada agora, quando podemos através do cálculo, dado um tempo x obtermos uma velocidade y, é porque temos essa equação
 Mas, como essa lei de associação entre as grandezas tempo e velocidade foi estabelecida, ou como deu-se a sua obtenção? 
Sem dúvidas, deve ter sido usado para isso, a análise das inúmeras anotações das ocorrências registradas em um experimento (tabeladas e/ou plotadas), do tipo tabelado ou plotado que fizemos aqui sobre os valores da velocidade (segundo após segundo, alcançadas por um carro), e apresentadas nas postagens PARTE(1/3) e PARTE(2/3)
Então, com a análise estatística das informações, estabeleceu-se uma lei de associação ou equação, entre as duas grandezas o que no nosso caso, tratou-se da velocidade em função do tempo! 

Agradecendo a todos vocês, fiéis leitores do meu blog o Matemágicas e Números, pela grande audiência de visitações diárias aqui, e... para os meus seguidores mais interessados em pesquisas matemáticas (por enquanto, apenas, meus seguidores, morando aqui no Brasil), resolvi fazer uma promoção para o blog! 
Vou criar para breve, mais uma página em meu blog, intitulada... “CAÇADORES DAS CURVAS DESCONHECIDAS”, cujas regras, por exemplo: para alguém tomar parte, ou até ser alijado de uma disputa entre adversários desconhecidos, enfim, como se comportar na contenda durante o período estabelecido nas partidas, além da forma de premiação, para o(s) vencedor(es), farei a publicação, como disse, muito em breve! 
Muito obrigado, galera e... INTEL LOGO!!!!
Um abraço!!!!!

Artigos Relacionados

1 comentários:

Francisco Valdir disse...

Bom dia, JB!!!! Obrigado, pela visita e pelas dicas dos links!!!!
Um abraço!!!!!

1 de fevereiro de 2015 às 04:30

Postar um comentário