MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

terça-feira, 17 de março de 2015

A CONTAGEM REGRESSIVA CONTINUA... (PARTE I/IV)!!!!!

Estamos no meio do lançamento... para a primeira promoção!!!!! 

Olá, meus caros leitores, seguidores e parceiros do meu blog Matemágicas e Números!!!!! 
Como vocês já sabem, esse meu projeto tem o foco voltado para a ciência dos números, a matemática e, procuro seguir aos conselhos do saudoso professor Júlio César de Mello e Sousa (faça uma visita ao site: http://www.malbatahan.com.br/) o Malba Tahan, carismático matemático conferencista e escritor de 117 obras literárias, a maioria é livros focando a matemática, tendo o livro “O Homem que Calculava” como o grande destaque, obra traduzida em mais de 20 idiomas e vendida (mais de vinte milhões de unidades) em todo o mundo!!!! Esse nosso conterrâneo, dizia que: “não se deve complicar o ensino da matemática e, é um sádico aquele professor que aterroriza os seus alunos se assim o fizer”!!!! 



Eu sigo essas orientações do Malba e procuro desmitificar o “bicho papão” da matemática, fazendo as abordagens dos conteúdos de forma lúdica através de artigos que escrevo com o emprego de matemágicas (truques matemáticos) e/ou estórias para apresentar métodos de cálculo conhecidos ou não, alguns inéditos, pois, foram criados por mim!!!!
Dessa maneira, eu tenho conseguido bons resultados em fazer as pessoas entenderem e gostarem da matemática, uns porque a odiavam devido lhes terem ensinados os conteúdos de uma forma complexa, por caminhos mais difíceis cheios de obstáculos desnecessários (não precisa ser assim) e outros por cismarem com a primeira sílaba da palavra... matemática (é só transformá-la em uma… boatemática) e por assim a julgarem, há ainda os que dizem ser a disciplina muito chata (claro, ela exige... disciplina), é intrometida (mas, o universo é “feito” de inúmeros “números”!!!! Sabiam????) e também porque não gostam dela (bem, aí é uma questão de gosto e sendo assim… não se discute, não é????), passar muito bem e até logo!!!!
Mas, eu sou teimoso e, mesmo que esteja tratando com pessoas que pensam “odiarem” a matemática, tanto assim, tomo a reversão deste “ódio” como um desafio pessoal e, havendo diálogo, uso as minhas matemágicas para salvar mais uma alma nesse mundo matemático!!!!

E aí, está quase no final da contagem regressiva para lançamento, uma nova MATEMÁGICA!!!! Dessas que eu uso e, só que dessa vez se trata de uma promoção que premiará o campeão do jogo...Caçadores Das Curvas Escondidas” (os objetivos no jogo são: descobrir o grau e/ou a escrita das curvas secretas dos seus oponentes) com o qual, pretendo fazer com que vocês revejam e/ou criem métodos para o estudo facilitados de polinômios ou funções polinomiais. Ou seja: vocês serão levados a serem, importantes pesquisadores sobre o conteúdo das equações polinomiais!!!!
O jogo, uma vez começado, terá em seu primeiro período, várias partidas até o último dia do mês de junho do corrente ano (2015)!!!! Para este primeiro período das partidas do jogo, eu estou cadastrando apenas dez dos meus leitores mais interessados por matemática e que já são seguidores públicos do meu blog, pois, preciso ver como o jogo se comporta e o que muda ou não, para outros períodos que se seguirão!!!! Mas, isso não evitará que mais pessoas que não estarão cadastradas nessa primeira fase, fiquem sem interagir durante as partidas!!!! Sim senhor, através de comentários (em local indicado) ou através de e-mail poderão fazê-lo tranquilamente e quem assim o fizer estará dando uma indicação de que gostariam de ser “caçador” e futuramente se de fato assim o desejar, será é claro, cadastrado como mais um “caçador” para os próximos períodos e/ou partidas do jogo!!!! Informo que para ser um próximo “caçador”, assim como os dez “caçadores” cadastrados nessa primeira partida, além de ser seguidor público do blog “Matemágicas e Números”, do meu, do seu e/ou... do nosso blog, você tem que providenciar o seguinte:

1) Escolha um codinome e pelo qual será visto por todos (jogadores seguidores públicos e para o público em geral) no jogo. Esse codinome poderá ser nome de pessoa, lugar, super herói, etc. Dependendo da ordem de sua chegada por aqui, então esse seu codinome será antecipado por P02==>, P03==>,P035=>,P07==>,P11==>,P13==>,P17==>,P19==>,P23==>, P29==>, etc.

 2) Escreva um polinômio completo ou incompleto de coeficientes inteiros e/ou racionais, de grau n pertencente aos naturais tal que… 1 <= n <= 9. Por exemplo: Y = -3 X ^ 2 + 5 ou Y = -5,7 X ^ 5 – 2 X ^ 3 – 1, 75 X + 4,6 e outras expressões do tipo.
 Obs.01: Esses polinômios aí, o de grau n=2 (ou de outro grau), não deverá ser revelado a ninguém (nem pra mim), a não ser, se alguém o descobrir antes do encerramento de cada uma das partidas ou no encerramento delas. 
 Obs.02): No subintervalo… -25 <= X <= -21, escolha um X abcissa qualquer desse subintervalo, mas inteiro e, calcule o Y ordenada correspondente. Por exemplo em… Y = -3 X ^ 2 + 5 , se x= -23, então, Y = -3 ( -23) ² + 5 ==> Y = -3 ( 529 ) + 5 ==> Y = -1587 + 5 ==> Y = -1582. 
Portanto, temos (-23, -1582). Também, de forma similar, para um subintervalo com… 21 <= X <= 25, calcule Y imagem de um X domínio qualquer nesse subintervalo na sua curva, por exemplo: se x = 22, então… Y = -3 ( 22) ² + 5 ==> Y = -3 ( 484 ) + 5 ==> Y = -1452 + 5 ==> Y = -1447. 
Portanto, temos (22, -1447). 
 Obs.03: Esses pontos serão guardados por mim, para garantir que a curva não foi mudada durante a(s) partida(s)

3) Depois disso, você deverá enviar um e-mail para mim com as informações: seu codinome; (-23, -1582); (22, -1447) e é só!!!! 
Quando for avisado por mim, através de e-mail ou no mural da postagem da promoção, você terá um prazo de três dias para dar o valor de um outro ponto da sua curva (poderá ser um novo ou qualquer um desses dois que já foi calculado) de… -25 <= X <= 25 que ainda não foi escolhido por algum jogador. Por exemplo, se X=7 ainda não foi escolhido por alguém, então você poderá fazer…
Y = -3 ( 7) ² + 5 ==> Y = -3 (49) + 5 ==> Y = --147 + 5 ==> Y = -142. 
Esse novo ponto de sua curva, poderá ser X inteiro (pertencente ao domínio -25<=X<=25 que ainda não tenha sido dado por alguém) ou X + ¼, X + 2/4 ou X + ¾ , isto é: por exemplo, se poderá usar X=12 ou X= 12 + ¼ ou X = 12 + ¾ ou ainda… X =12 ou X = 12, 25 ou X = 12, 50 ou X = 12, 75 e aí (lá na caixa de comentários da postagem, as pessoas que quiserem interagir durante as partidas dos… “Caçadores Das Curvas Escondidas”), você informará para os demais jogadores (escrevendo e-mail para mim, esse ponto e mais, se for o caso, chutes dos graus e/ou de curvas dos parceiros)… P?? ==> seu codinome ==> (7, -142) e com isso passará a vez para que os outros jogadores dentro de um prazo de três dias, cada um deles, utilizando o mesmo valor de sua abcissa X=7, calculem e informem os valores das ordenadas Y das suas curvas. Findo esse prazo, há a passagem para o próximo caçador, depois de você!!!! 
Um abraço!!!! 
Continuação na parte II/IV

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário