MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

sexta-feira, 20 de março de 2015

A CONTAGEM REGRESSIVA CONTINUA (PARTE II/IV)

A CONTAGEM REGRESSIVA (PARTE II/IV) 
 Continuação da (parte I/IV)… Olá, meus prezados leitores!!!! Como é???? Estão ansiosos pelo início da primeira partida do jogo, pelo que eu já pude perceber, assim como também, tem muita gente fazendo perguntas sobre esse jogo e, vou responder aqui sobre: 
P1) Cada jogador mesmo não sendo obrigado a revelar o seu método para descobrir graus de curvas e/ou as próprias curvas, são no entanto, obrigados a inventarem esses métodos novos para agilizar esses descobrimentos???? 



 R1) Não necessariamente (torço para que, pelo menos, alguém descubra um método) e, já ficarei satisfeito se conseguir motivar as pessoas em reciclarem os seus conhecimentos sobre o assunto, seja utilizando os livros, a internet, grupos de colegas, seus professores e por aí vai!!!! 

 P2) Porque esses polinômios não usam apenas coeficientes inteiros???? 
R2) Inicialmente eu tinha pensado nisto!!!! Mas, atendi a sugestão dos primeiros “caçadores“ já cadastrados, que se pudesse usar valores racionais como coeficientes (opcional), assim como, para valores das abscissas X pertencente ao intervalo… -25 < = X < = 25, sendo que o valor poderá ser X inteiro ou opcionalmente... X + ¼, X + 2/4 ou X + ¾, isto é: por exemplo, X=12 ou X= 12 + ¼ ou X = 12 + ¾ ou ainda… X =12 ou X = 12, 25 ou X = 12, 50 ou X = 12, 75. Eles me explicaram que desse modo o jogo ficará mais emocionante para que se faça o descobrimento de uma curva e, os valores dos Y ordenadas para valores dos X abscissas próximo ao cruzamento dos eixos X e Y, serão menores mesmo em se tratando de polinômios com graus elevados. Além do que, para aqueles que conseguirem acertos através do uso de algum método de alguém ou seu, terá a certeza do seu pleno funcionamento para casos de polinômios com o uso de valores inteiros, tanto para os coeficientes dos termos, quanto valores inteiros das abscissas X do domínio dessas funções!!!! 

P3) Para cada jogada, quer seja pelo caçador da vez ou dos outros 9 outros jogadores, sempre é dado um prazo de resposta de apenas três dias???? 
R3) Sim, são apenas três dias para isso!!!! Convenhamos!!!! Mesmo que estendêssemos esse prazo, sempre vai aparecer alguém dizendo que ele é muito exíguo!!!! Já me falaram que devido às ocupações e/ou deveres e outros afazeres, esse tempo é pouco para se realizar cálculos dessas curvas!!!! Será???? Pode até ser, mas veja bem, cada um poderá providenciar a confecção de uma tabela de pontos coordenados da sua curva e, isso ainda, utilizando-se de sites da internet que podem fazer esse serviço, por exemplo, o Wolfram Online!!!! Também se tem o recurso de computadores e/ou de calculadoras programáveis e, também de vários softwares de cálculo como o Excell, Geo Gebra, Derive, Mathemática e outros, não é mesmo????? Pra tudo dar-se-á um jeito!!!! 

P4) Existe dois tipos de pontuação no jogo???? 
R4) Sim!!!! No início de qualquer partida, cada jogador receberá 1500 pontos para poder pagar os chutes errados sobre o valor de graus e/ou da escrita correta de curvas que se tentar descobrir, quando perderá 100 pontos por cada erro desses!!!! A outra pontuação é de forma acumulativa nas partidas que se jogou e, para cada acerto de grau somamos 200 pontos ou 300 pontos por curva acertada!!!! Também temos uma bonificação de 500 pontos para cada conjunto de cinco graus acertado durante as partidas e, para cada conjunto de cinco curvas acertadas durante as partidas, teremos somados mais 1500 pontos nessa pontuação acumulativa!!!!! 

P5) Quais são as punições impostas???? 
R5) Quando um “caçador da vez” vence o prazo de três dias, se não fizer a apresentação de um novo ponto da sua curva, então, na próxima vez que jogar na partida, deverá fornecer as informações pendentes e passa a vez sem direito a chutes de graus e/ou escritas de curvas!!!! O mesmo para quem faltar dar resposta, na próxima jogada sua na partida, de acerto ou não para o grau da sua curva ou a própria, quando tentado por alguém na jogada anterior!!!! Para qualquer informação errada de valores de pontos, graus e/ou curvas, o infrator terá a subtração de metade dos pontos conseguidos na partida na pontuação acumulativa!!!! Quem trocar de curva antes do término de uma partida, perderá toda a pontuação conseguida nela!!!!

P6) O prêmio surpresa, podendo ter as iniciais T, P ou H, o que são???? 
R6) Rsrsrsrs, são bons prêmios e, como são “prêmios surpresa”, é claro, não direi o que são!!!! 

P7) Qual a data para o começo e o fim do período para o primeiro jogo???? 
R7) O começo será qualquer dia desses que eu conseguir cadastrar por convite todos os dez jogadores pioneiros!!!! Porém, estipulei que o término desse período será no dia 30/06/2015!!!!



E por enquanto, foram essas as perguntas que me fizeram!!!!! Vou agora, depois de ter respondido à elas, irei apresentar explicações mais detalhadas tomando por base, um grupo de dez jogadores pesquisadores (futuramente para novos cadastramentos, dar-se-á o mesmo processo), como se dará as ações nesse jogo que criei e tem o título... “Caçadores das curvas Escondidas” e, para o qual eu bolei o seguinte: 
1) Para participar do jogo, o postulante deverá ser um seguidor público do blog se ainda não o for e, mandar um e-mail (endereço esse que será usado para futuros contatos) informando o seu nome completo e o de seguidor. 

2) Por ordem de chegada do e-mail com o pedido para participação no jogo e antes de uma partida, cada jogador se aceito, receberá por e-mail, a minha resposta que, caso positiva receberá um código baseado na sucessão dos números primos (P02, P03, P05,… ,P29), o qual será seguido por um codinome escolhido por ele (sugestão: um nome homenageando algum matemático do passado, ou não) e em resposta, esse jogador enviará outro e-mail, constando além do seu codinome escolhido, a informação sobre os valores (x,y) de dois pontos quaisquer da sua curva secreta, polinômio completo ou incompleto que poderá ser descoberto por alguém (ou revelado por você quando do encerramento de uma partida), tendo coeficientes inteiros e/ou fracionários de grau n (esse n também poderá ser descoberto por alguém durante a partida), onde 1<= n < = 9, e n natural, sendo um deles calculado com o valor x (abcissa) do domínio pertencente ao conjunto {-25, -24, -23, -22, -21}, e um outro ponto x (abcissa) do domínio pertencente ao conjunto {21, 22, 23, 24, 25}. 

3) Serão 10 participantes agora (que não se conhecem e nem o público, só por codinome) na primeira partida, mas (na(s) próxima(s) já poderemos contar com mais candidatos) com duração indeterminada, pois, cada nova jogada com o "caçador da vez" para chegar ao próximo, poderá demandar até 6 dias pela espera das respostas, sendo, 3 dias dados para o caçador da vez e outros 3 dias para que os outros 9 participantes que, com base na informação numérica dada por ele (caçador “bola da vez”) sobre a sua curva (valor da abscissa x), possam fazerem as suas jogadas. Cada “caçador da vez” informará as coordenadas de um ponto (x,y) da sua curva (sendo x inteiro ou fracionário e ainda não escolhido antes) e terá até 3 dias para fazer isto, senão, passará a vez para o caçador seguinte e ficará devendo dar essa informação numa próxima jogada sem direito a chutes para descobrir graus ou curvas dos adversários (punição). E na vez de jogar, qualquer jogador (caçador da vez ou não) poderá tentar descobrir o valor de um grau n de qualquer um ou mais dos seus oponentes, e bem como tentar acertar as curvas deles

4) Quando um caçador não tiver mais pontuação que lhe permita pagar as apostas pelos chutes errados para as descobertas de graus n ou das expressões dos seus oponentes, então ele ficará só aguardando o final da partida, informando pontos da sua curva e passando a sua vez. Porém, se dispuser de pontos suficientes (os restantes dos 1500 recebidos no início da partida) poderá continuar jogando normalmente, mesmo que a sua curva já tenha sido descoberta. 

5) Quando não houver mais pontos x do domínio, x inteiro e -25 <= x < = 25, então, se pelo menos, dois jogadores estiverem dispostos a continuarem as disputas para a descoberta tanto do grau n ou curva deles ainda não descobertos, a partida continua, e só termina quando todos desistirem pela sua continuidade. 

6) Terminada uma partida, e antes do início da próxima, todos os caçadores deverão tornarem público as suas equações usadas na partida encerrada. 

7) O vencedor do jogo, quando do encerramento do período em (30/06/2015) das disputas (partidas), deverá dar endereço residencial para receber o prêmio surpresa, mas que garanto será muito bom, (tem inicial P, H ou T) que enviarei pelos correios ou ordem de pagamento no valor do mesmo!!!! 
Continua na (parte III/IV)

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário