MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

quinta-feira, 9 de junho de 2016

RESPOSTA PARA O DESAFIO DO COMPRIMENTO DO BA CHUAN CHINÊS!!!!!

Olá, meus prezados leitores!!!! Tudo bem???? Assim espero!!!!
Como eu havia prometido, esperei um tempo depois de ter publicado a última postagem e na qual eu lancei um desafio matemático, onde se dava o comprimento de uma caravela, nau portuguesa usada nas grandes navegações, a qual, no texto era informado que a mesma, tinha um comprimento de 30 metros e, que quando comparada com um grande junco chinês chamado de "navio de tesouro" ou... BA CHUAN que era enorme!!!! Ela parecia até uma "casca de noz" e tinha uma fração do comprimento do BA CHUAN!!!!
Então, como costumo fazer aqui no blog, lancei um desafio esperando durante mais ou menos 30 dias pelas respostas dos leitores e... apenas recebi do meu amigo, professor Sebá (estarei brevemente publicando aqui no blog mais um dos seus interessantes trabalhos) que me comunicou por e-mail, que tentou postar a resposta na caixa dos comentários do post e não conseguiu!!!! 
Ele conseguiu e, imagino que talvez mais alguns de vocês o tenham conseguido também, embora que por alguma razão, não puderam ou não quiseram dar a resposta lá nos comentários!!!! 
Bem, quem conseguiu resolver o problema, com certeza usou os seus conhecimentos matemáticos sobre as operações com as frações
E esse assunto tem um nome pomposo de: "fração de fração", isto é: quanto valerá uma nova fração do inteiro ou todo, resultante de uma outra existente anteriormente???? 
Por exemplo: quanto é...
 2 / 5 de 1 / 3 de alguma coisa???? 
Veja, o que se pede aqui é: 2 / 5 de uma fração, a terça parte de algo que era inteiro, e a resposta???? Multiplicamos as frações (numeradores entre si e os denominadores também) e 

obtemos:        2            1             2
                    ___  X   ___   =    ___  .   
                       5            3           15        
A nova fração é... 2 / 15 avos daquela coisa que era inteira, entendeu ( a coisa inteira é ou foi dividida em 15 partes iguais e são usadas duas dessas partes)  ????



           


Do mesmo modo, tomamos aquelas frações... 3/4, 2/5, 2/10, 20/9 e 3/2, para fazermos o produto delas, simplificamos a fração produto obtida que é... 720/3600 e chegamos à fração irredutível... 1/5, o que significa que... uma caravela com os seus 30 metros de comprimento, era igual à uma quinta parte do comprimento do BA CHUAN e claro, ele era cinco vezes maior do que ela. 
Daí, para finalizar o problema, basta que multipliquemos o comprimento da caravela por 5 e, finalmente damos resposta ao desafio: 
o BA CHUAN possuía 30 x 5 = 150 metros de  comprimento.

Uma pergunta: vocês já refletiram sobre esse grande feito dos chineses ( na minha opinião, foram o povo mais inteligente da antiguidade), construindo esses grandes barcos e realizando grandes navegações através dos oceanos e muitos anos antes que os europeus o fizessem???? 
Sabem como eles conseguiram???? 
Investindo em educação de qualidade priorizando o conhecimento e desenvolvimento matemático e, não tendo medo de criar e de enfrentar aos desafios!!!!     
INTEL LOGO, pessoal!!!! 
Um abraço!!!!!         

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário