MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

domingo, 7 de junho de 2020

A SOLUÇÃO PARA O DESAFIO: " Ajude o Pitágoras descascar um abacaxi"!!!!!


Olá, meus caros leitores e/ou seguidores do Matemágicas e Números!!!! 
E aí, como estão enfrentando essa quarentena da pandemia por causa do coronavírus????
Espero que todos e as suas respectivas famílias estejam bem, não só isso, pois, desejo que estejam bem melhores de corpo e alma, a cada mais um dia vencido nessa jornada para nos mantermos com saúde e com confiança, até a nossa vitória final desse triste episódio!!!! 
Como prometi, estou retornado trazendo a solução do desafio das fileiras de soldados gregos, protegendo a casa da família de Pitágoras!!!!
Na postagem anterior publicada aqui no blog, lancei um desafio matemático e cujo título era: “Ajude o Pitágoras descascar um abacaxi!!!!” e cujo texto foi: 


“Conta a lenda, que há muito tempo, lá na antiga Grécia, o pai do genial Pitágoras, ainda quando ele era muito jovem, o desafiou para descascar esse abacaxi, ops... digo: esse desafio: 
“para termos mais segurança na nossa propriedade, como devemos dispor 10 sentinelas sobre a área em volta de nossa residência, perfeitamente enfileirados e onde se observa que, cada fila contém quatro indivíduos guardando quase a mesma distância entre si em todas elas, e que cada um dos vigias, por sua vez, faça simultaneamente parte de duas dessas filas”????...
eu, assim como inúmeros outros donos de blogs e canais nas redes sociais, estão produzindo conteúdos em suas especialidades, tudo pensado para que os seus leitores, seguidores e/ou pessoas interessadas nos conteúdos de suas preferências, tenham mais momentos de lazer, leitura, aquisição de conhecimentos, enfim, elementos de resistência ao confinamento e aos estresses da quarentena. 
Então, esse desafio que lancei, pensado depois de ter ido à essa página desse site: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/escpita.htm (recomendo que vocês, façam o mesmo
que fala sobre a Escola Pitagórica que foi fundada por Pitágoras de Samos, também (cruzando informações de leituras que fizera muito antes) lembrei de um filme da Disney https://www.youtube.com/watch?v=cDqohQzai9M, onde o Pato Donald se torna um membro dessa escola secreta, também de ter visto esse desafio publicado em uma revista ou livro (????), assim é que resolvi publicá-lo no meu espaço, desafiando-os a encontrar a solução!!!! 


Para ajudá-los em resolver isto, no corpo do texto da postagem eu escrevi:
"Qualquer coisa boa nesse sentido e… eu ainda posso lhe dizer: meu caro, caso você aparecesse trazendo a solução desse desafio na sua mão, tempos mais tarde, Pitágoras em reconhecimento pelo seu feito, com certeza lhe incluiria como mais um membro da sua famosa escola!!!!"
isso tinha a intenção, para que esse… aparecesse trazendo a solução desse desafio na sua mão... para quem viu o filme da Disney que eu citei, podia “matar” qual era a figura geométrica (pentagrama) que era o símbolo de reconhecimento (senha gráfica) que os pitagóricos, membros da Escola de Pitágoras deviam tatuar em suas mãos, e também, imagino eu, solucionar o desafio proposto!!!!
 Amigos, caríssimos leitores/seguidores do Matemágicas e Números, espero que tenham gostado do desafio, da solução dele, e muito obrigado pelas visitas, seguimentos, leituras, pesquisas, comentários construtivos e, principalmente, pela divulgação do meu blog que vocês fazem pelos 237 países (segundo o Google) em todo o mundo!!!! 
Brevemente teremos outras postagens por aqui!!!!
 Tudo de bom ou de melhor para todos, muita saúde, paz e… calma, que venceremos essas pandemias e outros desafios que apareçam ameaçando a nossa sobrevivência!!!! 
Um fraternal abraço!!!!!

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário