MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

Matemágicas

  • Poderá ler aqui:

  • Matemágica # 001 ==> O número mágico.
  • Matemágica # 002 ==> Como adivinhar a data de nascimento de uma pessoa.
  • Matemágica # 003 ==> Qual o algarismo riscado?
  • Matemágica # 004 ==> A soma mágica!
  • Problema desafio # 001 ==> Seja o juiz.
  • Problema desafio # 002 ==> Qual é a pilha mais pesada?
  • Problema desafio # 003 ==> Enigmática!
  • Matemágica # 005 ==> Ao gosto do freguês!
  • Matemágica # 006 ==> Black or White?
  • Aviso importante!!!!!

O que é: trata-se de "truques matemáticos" (operações de cálculo mental, resultados forçados, etc.) onde o "matemágico", através de (pequenas) informações fornecidas pelas pessoas participantes nessas apresentações, advindas das operações matemáticas orientadas por ele, realiza um cálculo mental ou não, para acertar os resultados e/ou valores envolvidos nos cálculos realizados pelo público(sem os ter visto, é claro!).
Para criar "matemágicas" é necessário que o "matemágico" seja capaz de: 
realizar cálculos mentais simples com as quatro operações fundamentais, ter conhecimento e domínio (mesmo simples) de álgebra, critérios de divisibilidade, múltiplos de 9 e regras da contagem para o sistema métrico decimal
Logo mais, estarei aqui nesta página explicando matematicamente como é possível cada uma das matemágicas que irei apresentar para vocês! 
Por exemplo: vamos começar pela "matemágica # 001"... a qual poderá ser realizada até por um público mesmo numeroso, onde cada um deverá fazer sem a ajuda de mais ninguém (não vale colar), as operações (corretamente) segundo as instruções passadas pelo "matemágico" que, ao final deverá anunciar os resultados obtidos por cada um dos participantes. 
Você duvida que eu seja capaz de "adivinhar" o resultado do seu cálculo realizado agora, aí na sua casa? Então... vamos fazer o teste de São Tomé?????!!!!!


Matemágica # 001 ==> O número mágico

Então, "VAMOS QUE VAMOS"!!!!!
Escreva um número de três algarismos (uma centena) de sorte que a diferença entre os algarismos das extremidades (o maior menos o menor) seja maior ou igual a 2. meu exemplo: 378, onde 8-3=5. Diferença é maior que 2. Ok! 
Feito isso (claro que a sua centena é outra) inverta os algarismos das extremidades obtendo outra centena, o que no meu exemplo dá 873. 
Em seguida encontre a diferença entre essas centenas (a maior menos a menor, certo?), o que no meu caso, obteria... 873 - 378 = 495. Muito bem! 
Agora, como já se fez anteriormente, tome essa nova centena (diferença) e obtenha outra centena pela inversão dos dígitos das suas extremidades e finalmente, encontre a soma delas como no meu exemplo o que eu faria... 495 + 594. Somou? 
Então, por favor vá para a página desse blog, intitulada "números" e veja a minha resposta em "RESPOSTAS:" matemágica # 001. Acertei? 
Gostou dessa "matemágica"? Sabe explicá-la matematicamente? Então, brevemente postarei outras irmãs dela. 
Muito obrigado!

******************************************************************

Matemágica # 002 ==> Como advinhar a data de nascimento de uma pessoa

Peça a alguém que escreva secretamente, o número correspondente ao dia e mês de seu nascimento. Tomando o meu, como exemplo: 11 de agosto (oitavo mês) então, o número será: 118.
Mande agora que a pessoa dobre esse número ( que você naturalmente não conhece) e some 5. Meu exemplo: 118 X 2 + 5 = 236 + 5 = 241. Feito o que, mande multiplicar por 50 o resultado obtido. Eu faria: 241 X 50 = 12050. 
Em seguida, a esse resultado, mande somar o número formado pelos dois últimos algarismos do ano em que a pessoa nasceu. 
Eu realizaria: 12050 + 46 = 12096. 
Pergunte qual o número obtido. Subtraia, então, você... do número enunciado 250 e o resto representará: 
O primeiro ou os dois primeiros algarismos, o dia do nascimento, o seguinte ou seguintes, o mês e os dois últimos algarismos denunciam o ano do nascimento
Continuando com o meu exemplo: eu diria o resultado: 
12096! 
Aí o matemágico faria:
12096 – 250 = 11846. Bingo!!!!! 11/08/46.
A sua data de nascimento é: "11 de agosto de 1946"!!!!!
"Acertou... MISERAVEEEEE"! KKKKKKKKKKKKKKK!
Até breve!

******************************************************************

Matemágica # 003 ==>Qual o algarismo riscado?

Peça à pessoa que escreva um número qualquer e que escreva outro número composto dos mesmos algarismos, colocados, é bem de ver, em outra disposição e em seguida subtraia o menor desses números do maior. 
Por exemplo: 5621185 e com esses mesmos algarismos colocados em outras posições, podemos formar... 8261551 entre outros. Agora fazemos a subtração: 
8261551 – 5621185 = 2640366.
Peça então, que a pessoa risque um dos algarismos, à vontade, do número obtido depois de feita a subtração... só não poderá riscar o 0 (zero) ou o 9. 
Então no meu caso, do número 2640366 eu riscaria... um 6 (por exemplo: o primeiro da esquerda para a direita) e o meu número ficaria agora assim... 240366.
Mande, então, que a pessoa, faça a soma dos valores absolutos dos algarismos que ficaram e lhe diga qual foi o total encontrado. Eu faria: 2 + 4 + 0 + 3 + 6 + 6 = 21.
O algarismo que foi riscado, você descobrirá assim: 
ele será igual ao número necessário para, somado ao número que a pessoa disser, formar o mais próximo múltiplo de 9
Voltando ao meu exemplo, como a soma deu 21, então o matemágico descobriria que eu riscara o algarismo 6, pois, este se for somado ao 21 dará 27, o próximo múltiplo de 9.

******************************************************************

Matemágica # 004 ==> SOMA MÁGICA!

Acredito que alguém, já esteja exclamando: “lá vêm ela! A tal da soma com cinco parcelas e quatro colunas... muito manjada”! Aí, eu respondo: “errouuu”! 
Eu também pensava que só podia ser sempre dessa maneira, mas, como sou curioso de nascença, então estudei esta matemágica e descobri que: 
ela poderá ser expandida, tanto pela quantidade de algarismos nas parcelas quanto pelo número de parcelas.
Diga a uma pessoa que você é capaz de dar o total de uma soma de várias parcelas, assim que essa pessoa disser o valor da primeira parcela dessa futura.... soma.
Caso ela queira fazer a brincadeira:

1º) você pergunta quantas parcelas ela quer colocar na soma.

2º) então, você diz que irá colocar a quantidade de parcelas dela menos uma.

3º) pergunte quantos algarismos variados, cada parcela terá.

4º) mande ela escrever a primeira parcela dessa soma.

5º) deixando espaço para que sejam lançadas as demais parcelas, você escreverá o total que vai ser... igual ao valor da parcela escrita menos a quantidade de parcelas que o matemágico lançará nela. 
E em seguida, acrescentando à frente dessa diferença escreverá o valor do subtraendo usado.

6º) depois você pede que a pessoa escreva a segunda parcela exatamente abaixo da primeira.

7º) você então, escreverá a sua, abaixo dessa, observando que: 
para cada dígito da parcela acima... você escreve um dígito embaixo dele e de sorte que a soma deles seja sempre igual a 9.
 
8º) e assim, de forma alternada: primeiro a pessoa e o mate mágico depois, continua-se com as demais parcelas até o final, quando então, verificamos a comprovação do pré-acerto do total que você, o matemágico, tinha escrito. 
Vamos exemplificar passo a passo os procedimentos:

1º) Você pergunta: “quantas parcelas terá a soma”? Digamos que a pessoa diga: "6 parcelas"!

2º) você então, diz: "eu colocarei 5 parcelas"! Obs.: 
Sempre o matemágico colocará uma parcela à menos do que a pessoa convidada escolher, e que nesse exemplo, esse número é: 5, pois... (6-1=5)!

3º) pergunte você, então... quantos dígitos conterá cada parcela? Ela poderá dizer, por exemplo: "8"! 
Obs.: Nessa ocasião, o "matemágico" deverá propor, impor ou sugerir, a condição para que esses dígitos não sejam do tipo, por exemplo: 44444444; 77777777 isto é: todos formados por  um único caractere repetido.

4º) peça para a pessoa escrever a 1ª dessas parcelas. Suponha que ela escreveu: 53941172.

5º) Aí você, no espaço calculado e previsto para ser posto o total (lá no final da conta, certo?), você lançará... 
53941172 – 5 = 53941167 tendo à frente o 5 que é a quantidade de parcelas que você escreverá depois, então o total será 553941167.

6º) peça agora que a pessoa escreva a 2ª parcela abaixo da 1ª contendo a mesma quantidade de dígitos dessa. Vamos supor que ela escreveu: 64329416.

7º) você então escreveria embaixo dela o número: 35670583 justamente para que: 
cada dígito escrito na parcela da pessoa, quando somado com o correspondente dígito na mesma ordem na parcela escrita por você, a soma dos dois seja igual a 9
E agora vamos montar o esquema completo... e aí temos:



************************************************************************

Problema desafio # 0001==> Seja o juiz

Um proprietário ao morrer, deixou 8 herdeiros e um sítio com 32 coqueiros, os quais... curiosamente, por safra, tem cada um deles, exclusivamente, dá uma certa produção de cocos que vai desde 1 só coco, até um coqueiro com produção de 32 cocos, e de sorte que: podemos numerar cada um dos coqueiros segundo a sua produção de frutos, i. é.:
o que produz apenas um coco é o coqueiro nº 1; o que dá dois cocos é o coqueiro nº 2; e assim até o último deles que produz 32 cocos e portanto... é o coqueiro de nº 32
O problema é que, cada um dos herdeiros quer receber, igual número de pés de coqueiros e que eles produzam igual quantidade de cocos também. 
E agora? Sendo você o juiz dessa questão, como pode descascar esse “abacaxi” fazendo a distribuição dos coqueiros para o , e até o 8º herdeiro?

Obs.: Tente resolver antes de ver a solução na página “números”.

******************************************************************

Problema desafio # 0002==> Qual é a pilha mais pesada?


Há uma fileira de 10 pilhas de discos em um lugar, e cada uma com 10 discos . Cada um desses discos pesa 1 kg. 
Mas... existe uma dessas pilhas cujos discos pesam 1,010 kg. 
Procura-se uma maneira de se saber localizar essa pilha mais pesada (seria: a primeira pilha, a segunda, a terceira... enfim, em qual delas, é a pilha que tem os discos mais pesados?), pesando-se qualquer quantidade de discos retirados de cada uma das pilhas (é obrigatória a retirada de pelo menos um disco de cada pilha), e que, em seguida deverão ser misturados à vontade, antes da pesagem, contanto que se descubra a pilha procurada em uma única pesagem.



Obs.: Tente resolver antes de ver a solução na página “números”.

******************************************************************

Problema desafio # 0003==> Enigmática!


Há algum tempo atrás, um aluno meu me desafiou para que codificasse uma frase que ele escrevera e o desafio era torná-la enigmática, mas, só utilizando-se apenas oito letras. 
A frase era: "o partido de Deus é grande"! 
O fato é que, depois de pensar e tentar resolver a questão e... só matar a parte do... 
"é grande", então o jeito foi entregar os pontos mesmo e, e pedir que o aluno escrevesse a frase de forma enigmática. 
Então, ele com atitude vitoriosa escreveu: 
( 1º a letra "U" e com uma borracha cortou-a em duas partes... e disse: 
esse é o... "u partido", que vou representá-lo por... |_ _| agora... "|_ _| de Deus É". 
Aí, humildemente tive que aguentar as gozações dele e de outras pessoas que estavam presentes. 
Mas, eu fui à forra com todos eles, pois depois de estudar a resolução e procurar, talvez, outra saída para o problema, falei assim:
- Tá certo, você venceu! Mas, agora eu os desafio também (vale para você também, caro leitor) escrever isso usando de somente... quatro letras!
Aí, se fosse para esperar que eles respondessem certo, o novo desafio, acredito que até hoje, pelo jeito, eu estaria ainda esperando por isto!
Não vou dar a resposta agora, aceitando o pedido de vários amigos e alunos que querem tentar descobrir a solução. 
Mas, comprometo-me que com 30 dias a partir da data de hoje 17/12/10, lançarei a resposta na página "números".
Boa sorte!

******************************************************************

Matemágica # 005 ==> Ao gosto do freguês!


    Pergunte a uma pessoa, qual entre os dígitos:1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9... é o dígito da sua preferência. 
Então, com o número: 12345679 (o dígito 8 fica de fora) e diante da escolha do dígito que ela escolher, você pede que essa pessoa  encontre os produto do número 12345679 por: 9, 18, 27, 36, 45, 54, 63, 72 e 81 do seguinte modo:
Ela preferindo o dígito 1, então você manda que ela encontre o produto: 12345679 x 9 e se ela fizer a multiplicação de forma correta, deverá encontrar... 11111111 como resultado.

 Ela preferindo o dígito 2, então você manda que ela encontre o produto: 12345679 x 18 e se ela fizer a multiplicação de forma correta, deverá encontrar... 22222222 como resultado.

Ela preferindo o dígito 3, então você manda que ela encontre o produto: 12345679 x 27 e se ela fizer a multiplicação de forma correta, deverá encontrar... 333333333 como resultado.

Ela preferindo o dígito 4, então você manda que ela encontre o produto: 12345679 x 36 e se ela fizer a multiplicação de forma correta, deverá encontrar... 444444444 como resultado.

Ela preferindo o dígito 5, então você manda que ela encontre o produto: 12345679 x 45 e se ela fizer a multiplicação de forma correta, deverá encontrar... 555555555 como resultado.

Ela preferindo o dígito 6, então você manda que ela encontre o produto: 12345679 x 54 e se ela fizer a multiplicação de forma correta, deverá encontrar... 666666666 como resultado.

Ela preferindo o dígito 7, então você manda que ela encontre o produto: 12345679 x 63 e se ela fizer a multiplicação de forma correta, deverá encontrar... 777777777 como resultado.

Ela preferindo o dígito 8, então você manda que ela encontre o produto: 12345679 x 72 e se ela fizer a multiplicação de forma correta, deverá encontrar... 888888888 como resultado.

Ela preferindo o dígito 9, então você manda que ela encontre o produto: 12345679 x 81 e se ela fizer a multiplicação de forma correta, deverá encontrar... 999999999 como resultado.

     E agora eu lhe pergunto: "qual é o truque" para que o produto do número 12345679 dê como resultado um número composto pelo algarismo da preferência da pessoa? 


*******************************************************************************

Matemágica # 006 ==> BLACK OR WHITE?

É costume acontecer quando se inicia jogadas de partidas de xadrez, que um dos oponentes, o que está de posse das peça brancas, inicie os lances da partida. 
Para saber quem deverá sair com qual cor de peças, um dos jogadores deverá esconder duas peças (dois peões), de cores diferentes, uma em cada uma das mãos e o outro jogador, sem ter visto a manobra, deverá escolher uma delas e dessa forma, saberá com qual cor de peças cada um irá jogar. 
É crença da maioria dos jogadores de xadrez, que as peças brancas por iniciarem as partidas, elas já começam atacando, e desse modo, levam certa vantagem sobre as peças pretas. Nessas ocasiões em que temos de escolher uma de duas opções oferecidas, tais como: cara ou coroa, céu ou inferno e no caso do xadrez... branco ou preto, temos cinquenta por cento (50% ou 1/2) de chance para acertar uma determinada cor, por exemplo: 
a cor branca, pois como já disse, ela nos dá certa vantagem inicial no jogo. 
Com a ajuda da matemática, posso garantir que você, nesse caso, sempre escolherá essa cor. Como? Peça ao amigo que: atribua à peça de cor branca um número par enquanto, é óbvio, a peça de cor preta terá um valor ímpar
Peça ao amigo para duplicar o número da mão esquerda e triplicar o número na outra mão. Peça que o mesmo lhe informe sobre o total dos valores calculados e aí você saberá tranquilamente, escolher a mão que esconde a peça de cor branca, pois:
caso o total seja par, ela estará escondida na mão direita e se o total for ímpar é na mão esquerda que ela estará.
Lembrando:
Peça branca ==> número par.
Peça preta ==> número ímpar.
Duplicar o número da mão esquerda.
Triplicar o número da mão direita.
Somar os valores.

*********************************************************************************
ATENÇÃO!!!! Para aqueles leitores que gostam de ler ou saber sobre as minhas invenções, 
postei uma nova criação (2 em 1) com o título... "Nuvem Sólida" aqui no blog na página 
"PENSO, LOGO INVENTO"!!!!!
Obrigado!!!!!

*********************************************************************************


20/08/2014
*********************************************************************************
Heads up !!!! For those readers who like to read or know about my inventions, I 
posted a new creation (2 in 1) with the title ... "Solid Cloud" here on the blog page 
"THINK, THEN THE INVENTION" !!!!! 

Thank you !!!!!

*********************************************************************************

*******************************************************************************


  
AVISO IMPORTANTE!!!!!


Sendo você um estudante de ciências exatas, se precisar de usar algumas das fórmulas da fisica e/ou matemática, lhe aconselho acessar esse link:  Sendo você um estudante de ciências exatas, se precisar de usar algumas das fórmulas da fisica e/ou matemática, lhe aconselho acessar esses link  (o blog foi removido)!
pois  a professora Daniela, nos brindam  com uma coletânea bem organizada nos seus blogs. Confiram!


***************************************************