MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

sábado, 29 de janeiro de 2011

E POR QUE NÃO?

Em uma conversa com o dono do blog Experiencias na matematica, o Renato Brodzinski (excelente blog que eu recomendo), ele me falou que achava intrigante e genial, o uso do triângulo retângulo com as medidas de 3 e 4 unidades nos catetos e 5 unidades na hipotenusa. Com esse triângulo, os egípcios eram capazes de demarcarem terrenos com cantos vivos, contendo ângulos retos com precisão. O Renato se perguntava, como eles conseguiram obter esse triângulo retângulo 3, 4 e 5 unidades?


Eu não sou arqueólogo, mas imagino que: como os egípcios dominavam o trabalho de escultura e o traçado do desenho da figura humana, então podem ter notado que essa medida, que desenhei na cor vermelha na ilustração, em média, permite a obtenção daquele triângulo retângulo famoso.
Para aqueles que acharem que eu não tenho o direito de especular a origem de tal invenção, eu vou logo dizendo que: não dou garantias de que de fato, foi dessa forma mesmo que foi feito, mas por outro lado, eu pergunto: “e por que não”?

Artigos Relacionados

2 comentários:

Kleber Kilhian disse...

Olá Valdir,
Interessante essa colocação da medida da lateral da mão fechada como uma unidade da medida do cateto. Os egípcios tinham uma ótima matemática, que a usavam exclusivamente para resolução de problemas práticos, diferentemente dos gregos que abstraiam. Para a construção de áreas retangulares, usavam como base o triângulo retângulo (3,4,5): pegavam uma corda e faziam nós com espaçamentos iguais. Desta forma ficava fácil construir um ângulo reto. Solução fácil e eficiente!
Parabéns pelo post. Espero ver muito mais!
Um abraço!

29 de janeiro de 2011 14:44
Francisco Valdir disse...

Olá, Kleber!
Na falta de uma explicação sobre essa invenção, eu inventei essa aí! Obrigado pelos elogios e até breve!
Um abraço!!!!!

29 de janeiro de 2011 14:55

Postar um comentário