MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

quinta-feira, 21 de abril de 2011

MATEMÁGICA LEGAL & NÚMERO CONTRAVENTOR!!!

Amigos meus, andaram me pedindo que eu fizesse uma postagem que lembrasse o nome do meu blog o: "matemágicas e números". Sendo assim, teria que apresentar uma "matemágica" muito interessante do ponto de vista das pessoas que não a conhecem e facilidade de execução pelos leitores executores da mesma. Já para o  assunto do número, esse me deu trabalho escolher e só agora, encontrei um número que não faz parte da classificação dos números como conhecemos, ou seja: Par, ímpar, concreto, abstrato, simples, composto, primo, transcendente e etc. Esse número que irei apresentar, na realidade um nosso conhecido, mas tive que arranjar essa classificação para ele, pois pela história que me contaram sobre a sua origem, me pareceu a mais adequada ou apropriada.

              

 Portanto, em homenagem aos leitores veteranos e assíduos do meu blog, aos novos leitores que estão acessando a minha página e procurando os meus posts, aos futuros leitores e especialmente para aqueles meus amigos que me pediram essa postagem "diferenciada", em primeiro lugar... aí vem, a:

"MATEMÁGICA LEGAL"!!!!!!!!!!!!!
Olá, meus amigos! Depois de encomendar aos meus neurônios a criação de uma matemágica que atendesse aos pedidos mais relevantes: facilidade de execução e que descobrisse números inteiros grandes, eu bolei essa aqui:

1º) Peça a uma pessoa que tome o número da sua carteira de identidade (RG) e em seguida que some os valores absolutos de todos os seus dígitos e lhe informe essa soma ou total. Você anota esse valor. Por exemplo: a pessoa disse que a soma deu 22, então você anotará  22.

2º) Peça, que a pessoa encontre a diferença do número RG e a soma dos seu dígitos. Em seguida, divida a diferença encontrada por 9.

3º) No quociente encontrado, a pessoa também deverá obter a soma dos seus dígitos e dizer a você de quanto foi. Você a anotará e o colocará acima da 1ª anotação. Por exemplo: a pessoa informa que a soma deu 18, aí você faz:
18
22.

4º) Como da vez anterior, como fez com o número do RG, a pessoa deverá encontrar uma nova diferença entre o número do quociente e a nova soma de dígitos encontrada, para em seguida fazer a divisão dessa diferença pelo número 9.

5º) Encontrado mais um quociente, que também deverá ser encontrada a soma dos seus dígitos, a qual lhe será informada. Por exemplo: dessa vez a pessoa diz que encontrou 16 e você, de pronto, deverá colocar esse valor acima dos outros já anotados, assim:
16
18
22.

6º) Como foi feito das vezes anteriores, a pessoa acha a diferença entre o quociente atual e a soma dos seu dígitos e também, realiza a sua divisão por 9.

7º) Agora você pede que a pessoa tome o número do dia do mês em curso ( por exemplo: o dia de hoje é... 21/04/2011)  e diga se vai somar ou subtrair esse valor com o último quociente encontrado. Você deve:
a) Caso  o número do dia ( no nosso exemplo: 21) do mês vá ser somado, então... no topo daquelas anotações anteriores, esse valor aparecerá com o sinal de menos, assim:
-21
16
18
22.
b) Caso o quociente seja subtraído pelo valor do número do dia ( o 21... no nosso exemplo), aí você anotará  o valor positivo, ou seja:
21
16
18
22.

8º) Agora essa soma ou subtração com o valor do dia, deverá ser dita para você.
Finalmente, você dará a solução... fazendo:
1º) Digamos que: foi dito pela pessoa que somou o último quociente com 21 (dia do mês em curso) e encontrou 1581. Assim, daquela lista de valores que você fez...
-21
16
18
22                 tome o último valor anunciado e realize a operação:  1581 - 21 = 1560

2º) Em seguida faça:  1560 X 9 = 14040
3º) Utilizando o 2º número da anotações, temos:  14040 + 16 = 14056.
4º) É a vez de fazer: 14056 X 9 = 126504.
5º) Utilizando-se o 3º número das anotações, operamos: 126504 + 18= 126522.
6º) Operamos esse número, assim: 126522 X 9 = 1138698 para finalmente...
7º) 1138698 + 22 = 1138720 que é o número do RG da pessoa. C. Q. D.
Por outo lado: 
1º) Digamos que: foi dito pela pessoa que subtraiu o último quociente com 21 (dia do mês em curso) e encontrou 1539. Assim, daquela lista de valores que você fez...
21
16
18
22                 tome o último valor anunciado e realize a operação:  1539 + 21 = 1560

2º) Em seguida faça:  1560 X 9 = 14040
3º) Utilizando o 2º número da anotações, temos:  14040 + 16 = 14056.
4º) É a vez de fazer: 14056 X 9 = 126504.
5º) Utilizando-se o 3º número das anotações, operamos: 126504 + 18= 126522.
6º) Operamos esse número, assim: 126522 X 9 = 1138698 para finalmente...
7º) 1138698 + 22 = 1138720 que é o número do RG da pessoa. C. Q. D.


Por que essa matemágica é interessante?
1º) Ela serve para descobrir qualquer número inteiro.

2º) Também mostra que: dado um número inteiro qualquer, se o mesmo for subtraído da soma dos seus dígitos, garantimos que essa diferença será sempre um número mútiplo de 9.

3º) Lembrando, para quem já estudou equações, que em se realizar as operações inversas e na ordem inversa ( os últimos serão os primeiros) consegue-se encontrar o X da questão.

4º) Gastei energias para criar essa "matemágica inédita", mas, vocês merecem e eu agradeço! À todos vocês leitores amigos, muito obrigado... pelo carinho e pela força que me dão e a quem dedico meus trabalhos.

E agora, minhas senhoras...e meus senhores... aí vem ele:

" O NÚMERO CONTRAVENTOR"!!!!!!
Quero esclarecer em primeiro lugar, o significado para... contravenção. Contravenção é uma atitude ou ação, praticada por alguém, de maneira contrária às normas ou as leis estabelecidas como deveres dos cidadãos de um lugar. Uma pessoa que pratica uma contravenção é um... contraventor. A contravenção é um crime considerado leve, por exemplo: exploração de jogos de azar; avançar o sinal vermelho no trânsito; e por aí vai.
Mas, vocês devem estar perguntando: " e qual é o número que você classifica de... contraventor"? Então, no conjunto dos algarismos indo-arábicos, cometendo uma contravenção por assumir uma outra forma que não a estabelecida  pelas regras da grafia correta, eu lhes digo que esse número é... o sete!  Sim senhor, quando o número sete aparece cortado, ante os seus companheiros, também elementos daquele conjunto de dígitos, ele é, um contraventor!
Portanto, você caro leitor, se não quiser perpetuar esse crime, quando escrever o número sete (7) não deverá cortá-lo nunca!
Mas, como foi que esse deslize teve origem? Contaram-me e pode ter sentido, que tem uma passagem bíblica nesse costume. Falaram que no episódio do "êxodo", que foi a saída dos hebreus do Egito, quando foram liderados por Moisés, este ao subir no Monte Sinái e depois de ter recebido das mãos de Jeová, Deus do povo de Israel, as "tábuas da lei" com os dez mandamentos, Moisés reuniu o seu povo no sopé da montanha sagrada e pela ordem crescente da numeração dos mandamentos, começou a falação... vejam as imagens:


...A leitura continuou... até que Moisés falou sobre o...


e aí...


Moisés, deve ter pensado: pensando bem, não custa nada contentar o pessoal. Vou meter tinta aqui nesse sete, embora o texto fique rasurado, mas, segundo a história, daqui a pouco, eu terei que lascar essas tábuas na cabeça desses contraventores amotinados, depois subo novamente ao monte e o Deus Jeová, me dará outras duas tábuas da lei novinhas em folha e sem rasuras. Então, para acalmar os ânimos e dar uma satisfação para essa galera, vou cortar o sete... para contornar a situação! E assim, foi iniciado esse costume de se usar cortar erradamente o número sete!       
                 

FIM!!!!!!!!

 ******************************************************************

         

Artigos Relacionados

4 comentários:

Kleber Kilhian disse...

Olá Valdir,

Encontrei algo sobre o "Problema dos bois" de Arquimedes. Veja nesta página:

http://josimarmoreiraaraujo.blogspot.com/2010/02/arquimedes-de-siracusa.html

Se encontrar algo mais substancial, te aviso.

Um abraço amigo.

26 de abril de 2011 08:41
Francisco Valdir disse...

Olá, kleber!
Só agora é que retomei o comando do PC e vi o teu recado! Muito obrigado pela dica! Vou partir para lá! Valeu!
Um abraço!!!!!

26 de abril de 2011 13:15
Aloisio Teixeira disse...

Valdir,

É impossível ler seus posts sem ser contagiado pelo seu excelente humor! Corta o 7!! kkkkkk

Tudo de bom!

23 de fevereiro de 2012 06:41
Francisco Valdir disse...

Olá, amigo Aloísio!!!!

KKKKKKKKKK!!!!! Tinham me contado essa história, e eu como gosto de fazer umas graças, principalmente no facebook, então, aproveitei a oportunidade do pedido dos amigos, por mais uma das matemágicas, sorte que bolei aquela mas quis incrementar a postagem com essa informação sobre a correta grafia do algarismo 7 em tom de brincadeira. Acho que agradou!!!! E você??? Corta ou não corta o 7?????
Um abraço!!!!!

23 de fevereiro de 2012 13:02

Postar um comentário