MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

sábado, 6 de abril de 2013

DESAFIO: DESCUBRA AS PALAVRAS MATEMÁGICAS DE MERLIN!!!!!


DESCUBRA AS PALAVRAS MATEMÁGICAS PRONUNCIADAS PELO MAGO MERLIN!!!!!

No sudeste da Inglaterra, há alguns milhares de anos, a cerimônia montada para a inauguração do Templo de Stonehenge, só teve sucesso devido à providencial ajuda prestada pelo mago Merlin, que se fazia presente na ocasião e evitou um fiasco no ritual da festa, utilizando o seu vasto conhecimento matemágico!!!!
Foi assim: 
como a função maior do templo, seria a marcação da passagem do tempo, pois, ele era um calendário construído com pedras gigantescas e arrumadas em dois círculos concêntricos, então, em uma armação de moldura metálica flexível, foram fixadas e numeradas desde o número 1, uma após outra, 365 engrenagens,





as quais representavam os dias do ano. A ideia, era que... aquele cinturão metálico e flexível cercasse no interior da construção, um altar de forma quadrada (os quatro lados representavam as quatro estações do ano) e no lado tomado como a sua frente, as pontas desse cinto fossem unidas, engastando-se a engrenagens de número 1 com a última, a de número 365
Depois, a engrenagem número 1 seria posta a girar no sentido horário, obrigando o giro no sentido anti-horário na engrenagem de número 2, que por sua vez, faria girar em sentido contrário, a engrenagem seguinte, a engrenagem de número 3 e, assim, sucessivamente... até atingir-se a última engrenagem, a de número 365!!!! 
A intenção era que todo o conjunto daquelas engrenagens, agora unidas, girassem simultaneamente pela ação de giro aplicada na engrenagem de número 1!!!!
Mas, como o leitor poderá notar, numa situação dessa, essa corrente de engrenagens engrenadas ou  engastadas, tem a propriedade de... contando-se a partir da engrenagem de número 1 e se ela gira, por exemplo, no sentido horário, então, todas as outras engrenagens de números ímpares, terão giro no mesmo sentido e, o mesmo se verifica para as engrenagens de números pares, as quais todas girarão, no nosso caso, no sentido... anti-horário!!!!
Daí, é que, quando as engrenagens de número 1 e de número 365, foram postas juntas, como ambas  giravam no mesmo sentido (horário), o conjunto das engrenagens ficou travado e não podia girar!!!!
Como não dava mais tempo para fazer algum reparo, em uma rápida reunião com os altos sacerdotes, os druidas e, entre eles, o mago Merlin, foram consultados e... entre as soluções apresentadas e não aceitas de bom grado, estava a de... constar como última engrenagem do conjunto, a engrenagem de número 364, eliminando-se a de número 365!!!! 
Bom, para contornar o fiasco do bom funcionamento do ritual exigido, era o que mais agradava e era aceito naquele momento!!!!
E foi aí, que o mago Merlin disse: podem deixar isso comigo que eu resolvo, sem destruir ou retirar nada da estrutura e garanto que tudo irá funcionar como o planejado ou desejado!!!!
A seguir, deu umas instruções e começou a dar uma volta em torno do altar e, assim que completou o percurso, ao som de trombetas e o rufar de dezenas de tambores, ergueu os braços para o alto e bradou em alta voz as palavras matemágicas: _ _ _ _   _ _   _ _ _ _ _ _ (essas palavras você terá que descobrir, caro leitor!!!! Esse é o seu desafio)!!!!




E para espanto geral, agora a junção das engrenagens 1 (giro no sentido horário) e a 365 (giro no anti-horário) permitem que as engrenagens do conjunto girem simultaneamente!!!!
Como costumo fazer, vou dar um tempo para que através dos comentários, vocês meus prezados leitores, apresentem a solução para este desafio, escrevendo as três palavras matemágicas ditas pelo mago Merlin!!!!

Um abraço!!!!!

*********************************************************************************
ATENÇÃO!!!! Para aqueles leitores que gostam de ler ou saber sobre as minhas invenções, 
postei uma nova criação (2 em 1) com o título... "Nuvem Sólida" aqui no blog na página 
"PENSO, LOGO INVENTO"!!!!!
Obrigado!!!!!
*********************************************************************************


20/08/2014*********************************************************************************
Heads up !!!! For those readers who like to read or know about my inventions, I 
posted a new creation (2 in 1) with the title ... "Solid Cloud" here on the blog page 
"THINK, THEN THE INVENTION" !!!!! 

Thank you !!!!!
*********************************************************************************