MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

domingo, 5 de maio de 2013

DESCUBRA O NOME ILUSTRE, COM OPERAÇÕES MATEMÁGICAS!!!!!

Olá , meus leitores amigos!!!!
Hoje, 06 de maio, comemoramos o Dia Nacional da Matemática!!!!
Essa data foi criada para homenagear um professor de matemática brasileiro, escritor de 117 livros, a maioria deles, versando sobre resolução de problemas matemáticos tidos como, impossíveis de serem solucionados  e ao mesmo tempo em que eram também considerados... problemas curiosos!!!! 
Este professor os propunha e os resolvia através do uso da aritmética e assim, provava que o ensino da ciência dos números, abordada de forma lúdica, tornava-se mais atraente, compreensível e permitia que daí, os iniciados nela, livrando-se do medo e do pânico que era comum no começo do século XX no Brasil, desenvolveriam enfim, o gosto, o domínio e o despertar da criatividade, para as pesquisas matemáticas!!!!
Eu poderia dizer o seu nome, mas, como costumo fazer no meu blog, proponho um desafio, onde vocês  seguindo as instruções, criando números de três dígitos (cinco centenas) e realizando operações de somas e de subtrações, matemagicamente, depois de efetuarem uma decodificação com números formados por dígitos nos resultados daquelas operações, poderão saber de quem se trata, quem foi esse querido professor brasileiro, escritor e conferencista carismático!!!!

                   figura 01                                  

O meu desafio para vocês, poderão ver na 1ª imagem e é o seguinte:
1º) escreva a 1ª centena, a qual eu simbolizei algebricamente como... abc e de sorte que... a-c(  a menos c) seja igual a zero, tipo: 535, 868 e etc!!!! Em todas essa cinco centenas que forem criadas, haverá um pedido para que a diferença entre o 1º dígito na esquerda (ordem das centenas) e o 3º dígito na direita ( ordem das unidades simples) seja igual a um certo valor. logo em seguida, a centena formada será subtraída de uma outra feita pela inversão dos dígitos em suas extremidades.Então, seja a centena...abc, a sua inversão dará a centena... cba e, um exemplo numérico para ilustrar, seja por exemplo... 542 foi criada e a sua inversão é: 245, certo???? Depois de feita uma inversão devemos achar a diferença entre a 1ª centena criada e a segunda, isto é: abc - bca = diferença. Num exemplo com números temos: 542 - 245 =   297.

2º) Na ilustração  que crei na 1ª imagem, vemos que a diferença da 1ª centena criada e a sua inversão, terá que ser somada com 131. perceba,que esse resultado fornecerá as duas primeiras letras do nome do aniversariante do dia, quando, dos três dígitos no resultado obtido, o 1º algarismo com o 2º, formam um número cuja letra, bate com a  que vemos na tabela publicada na 2ª imagem!!!!

                   figura 02
                  
3º) Da esquerda para a direita, uma após a outra, as centenas deverão serem criadas, invertidas, subtraídas entre si, a diferença entre elas deverá ser somado ou subtraído, conforme as instruções ditadas, e dos resultados, tendo os seus dígitos agrupados ou não ( há também instruções para isso), fornecem valores desde o número 1 (correspondente à letra A) até 26 ( que faz referência à letra z) e feita a decodificação do número, aí é só usar a tabela das letras numeradas na 2ª imagem e, assim, veremos surgir o nome de... ops!!!! Vou passar mais um tempo para trazer a solução!!!! Enquanto isso,espero que vocês através de comentários antecipem essa resposta, Estamos combinados????

Então, até breve meus amigos!!!! Tomara que gostem do post e o mais interessante, senão, importante, que foi a vida desse herói, nosso compatriota ao qual devemos muito pelo desenvolvimento dos estudos matemáticos no Brasil!!!!

Um abraço!!!!!

*********************************************************************************
ATENÇÃO!!!! Para aqueles leitores que gostam de ler ou saber sobre as minhas invenções, 
postei uma nova criação (2 em 1) com o título... "Nuvem Sólida" aqui no blog na página 
"PENSO, LOGO INVENTO"!!!!!
Obrigado!!!!!
*********************************************************************************


20/08/2014*********************************************************************************
Heads up !!!! For those readers who like to read or know about my inventions, I 
posted a new creation (2 in 1) with the title ... "Solid Cloud" here on the blog page 
"THINK, THEN THE INVENTION" !!!!! 

Thank you !!!!!
*********************************************************************************

*********************************************************************************

                           

Artigos Relacionados

2 comentários:

Jairo Grossi disse...

abc - cba = zero. Se a-c = 0, então a = c e portanto o resultado da primeira conta de subtração + 131 dará sempre 131. Então, as duas primeiras letra são. 13 = M e 1 = A. Seguindo nesta linha de raciocínio, construí a segunda conta e as outras e encontrei MALBA TAHAN.

10 de maio de 2013 16:02
Francisco Valdir disse...

Olá, Jairo Grossi!!!!
Parabéns, meu amigo e parceiro!!!!
Pensei que ninguém seria capaz de fazer esses cálculos impossíveis, rsrsrsrs, e por isso, dessa vez eu não ganharia nenhum comentário!!!! KKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!
É brincadeira, isso que acabei d falar!!!! Todo ano, para homenagear o Malba Tahan, segundo o que se pede na UBM, lanço um post focando a importância do trabalho desse grande e saudoso professor, desmitificador dos demônios da matemática e autor de livros sobre a ciência dos números, como o "O Homem Que Calculava" e mais... 116 outros títulos, já traduzidos para mais de 60 idiomas e com vendas no exterior!!!!
Muito grato e honrado fiquei com a sua brilhante participação aqui, no meu blog, visitando, comentando e mais ainda, resolvendo o desafio!!!!

Um abraço!!!!!

10 de maio de 2013 19:14

Postar um comentário