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segunda-feira, 13 de maio de 2013

SOLUÇÃO PARA O DESAFIO: DESCUBRA AS PALAVRAS MATEMÁGICAS DO MAGO MERLIN!!!!!

Olá, meus caros leitores!!!!!

Lancei esse desafio e fiquei na torcida para ver quem chegaria primeiro com a sua solução e eis... que apareceu  o meu parceiro de blog, o Diego Sousa, dono de um dos melhores blogs de matemática da grande rede, o Giga Matemática e cujo link é: http://gigamatematica.blogspot.com.br/
o qual eu recomendo que vocês o visitem e façam o seguimento do mesmo!!!!
O Diego, de forma brilhante, solucionou o problema que eu propusera e... cuja resposta era esta frase, que apresento aqui na imagem abaixo, onde o mago Merlin, grita a plenos pulmões!!!!


                  
 Figura # 01

Sim, meus amigos!!!! 
Essa fita ou faixa faz parte dos estudos da topologia e creio que, muito pouco ainda se descobriu usos para ela (é usada como logomarca do IMPA) e talvez, com essa brincadeira aqui, quem sabe, desencadeie outras mais para o futuro!!!!

Para que, vocês possam ficarem sabendo mais a respeito do primeiro matemático que descobriu e estudou essa curva, eu lhes indico esse endereço... http://drikamath.wordpress.com/faixa-de-moebius/ 
da minha colega blogueira, a professora... Drika Mendonça, que tem também  um projeto, merecedor de visitas e seguimentos!!!! 
Aqui, a Drika, fez uma postagem focando muito bem, sobre o assunto da fita misteriosa (chamo a sua atenção para a animação que vemos ali, do caminhar das formigas em fila indiana) !!!! 
Mais alguns dias e... eu farei citação de outros endereços de blogs que tratam do mesmo assunto!!!!


                  
 Figura # 02

Espero que tenham gostado do desafio e/ou da solução para ele e... caso encontrem mais aplicações para a fita de Moebius, por favor, me avisem e ficarei muito grato, com isso!!!!!

Um abraço!!!!!

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ATENÇÃO!!!! Para aqueles leitores que gostam de ler ou saber sobre as minhas invenções, 
postei uma nova criação (2 em 1) com o título... "Nuvem Sólida" aqui no blog na página 
"PENSO, LOGO INVENTO"!!!!!
Obrigado!!!!!
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20/08/2014
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Heads up !!!! For those readers who like to read or know about my inventions, I 
posted a new creation (2 in 1) with the title ... "Solid Cloud" here on the blog page 
"THINK, THEN THE INVENTION" !!!!! 

Thank you !!!!!
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domingo, 5 de maio de 2013

DESCUBRA O NOME ILUSTRE, COM OPERAÇÕES MATEMÁGICAS!!!!!

Olá , meus leitores amigos!!!!
Hoje, 06 de maio, comemoramos o Dia Nacional da Matemática!!!!
Essa data foi criada para homenagear um professor de matemática brasileiro, escritor de 117 livros, a maioria deles, versando sobre resolução de problemas matemáticos tidos como, impossíveis de serem solucionados  e ao mesmo tempo em que eram também considerados... problemas curiosos!!!! 
Este professor os propunha e os resolvia através do uso da aritmética e assim, provava que o ensino da ciência dos números, abordada de forma lúdica, tornava-se mais atraente, compreensível e permitia que daí, os iniciados nela, livrando-se do medo e do pânico que era comum no começo do século XX no Brasil, desenvolveriam enfim, o gosto, o domínio e o despertar da criatividade, para as pesquisas matemáticas!!!!
Eu poderia dizer o seu nome, mas, como costumo fazer no meu blog, proponho um desafio, onde vocês seguindo as instruções, criando números de três dígitos (cinco centenas) e realizando operações de somas e de subtrações, matemagicamente, depois de efetuarem uma decodificação com números formados por dígitos nos resultados daquelas operações, poderão saber de quem se trata, quem foi esse querido professor brasileiro, escritor e conferencista carismático!!!!


                   figura 01                                  


O meu desafio para vocês, poderão ver na 1ª imagem e é o seguinte:
1º) escreva a 1ª centena, a qual eu simbolizei algebricamente como... abc e de sorte que... 
a-c (  a menos c) seja igual a zero, tipo: 535, 868 e etc!!!! 
Em todas essa cinco centenas que forem criadas, haverá um pedido para que a diferença entre o 1º dígito na esquerda (ordem das centenas) e o 3º dígito na direita (ordem das unidades simples) seja igual a um certo valor. 
logo em seguida, a centena formada será subtraída de uma outra feita pela inversão dos dígitos em suas extremidades.
Então, seja a centena...abc, a sua inversão dará a centena... cba e, um exemplo numérico para ilustrar, seja por exemplo... 542 foi criada e a sua inversão é: 
245, certo???? 
Depois de feita uma inversão devemos achar a diferença entre a 1ª centena criada e a segunda, isto é: 
abc - bca = diferença. Num exemplo com números temos: 542 - 245 =   297.

2º) Na ilustração  que crei na 1ª imagem, vemos que a diferença da 1ª centena criada e a sua inversão, terá que ser somada com 131
Perceba,que esse resultado fornecerá as duas primeiras letras do nome do aniversariante do dia, quando, dos três dígitos no resultado obtido, o 1º algarismo com o 2º, formam um número cuja letra, bate com a  que vemos na tabela publicada na 2ª imagem!!!!


                  
 figura 02
                  
3º) Da esquerda para a direita, uma após a outra, as centenas deverão serem criadas, invertidas, subtraídas entre si, a diferença entre elas deverá ser somado ou subtraído, conforme as instruções ditadas, e dos resultados, tendo os seus dígitos agrupados ou não (há também instruções para isso), fornecem valores desde o número 1 (correspondente à letra A) até 26 (que faz referência à letra z) e feita a decodificação do número, aí é só usar a tabela das letras numeradas na 2ª imagem e, assim, veremos surgir o nome de... ops (Agora, isso é... com vocês!!! KKKKK!)!!!! 
Vou passar mais um tempo para trazer a solução!!!! 
Enquanto isso,espero que vocês através de comentários antecipem essa resposta, Estamos combinados????

Então, até breve meus amigos!!!! 
Tomara que gostem do post e o mais interessante, senão, importante, que foi a vida desse herói, nosso compatriota ao qual devemos muito pelo desenvolvimento dos estudos matemáticos no Brasil!!!!

Um abraço!!!!!

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sábado, 6 de abril de 2013

DESAFIO: DESCUBRA AS PALAVRAS MATEMÁGICAS DE MERLIN!!!!!


DESCUBRA AS PALAVRAS MATEMÁGICAS PRONUNCIADAS PELO MAGO MERLIN!!!!!

No sudeste da Inglaterra, há alguns milhares de anos, a cerimônia montada para a inauguração do Templo de Stonehenge, só teve sucesso devido à providencial ajuda prestada pelo mago Merlin, que se fazia presente na ocasião e evitou um fiasco no ritual da festa, utilizando o seu vasto conhecimento matemágico!!!!
Foi assim: 
como a função maior do templo, seria a marcação da passagem do tempo, pois, ele era um calendário construído com pedras gigantescas e arrumadas em dois círculos concêntricos, então, em uma armação de moldura metálica flexível, foram fixadas e numeradas desde o número 1, uma após outra, 365 engrenagens,





as quais representavam os dias do ano. A ideia, era que... aquele cinturão metálico e flexível cercasse no interior da construção, um altar de forma quadrada (os quatro lados representavam as quatro estações do ano) e no lado tomado como a sua frente, as pontas desse cinto fossem unidas, engastando-se a engrenagens de número 1 com a última, a de número 365
Depois, a engrenagem número 1 seria posta a girar no sentido horário, obrigando o giro no sentido anti-horário na engrenagem de número 2, que por sua vez, faria girar em sentido contrário, a engrenagem seguinte, a engrenagem de número 3 e, assim, sucessivamente... até atingir-se a última engrenagem, a de número 365!!!! 
A intenção era que todo o conjunto daquelas engrenagens, agora unidas, girassem simultaneamente pela ação de giro aplicada na engrenagem de número 1!!!!
Mas, como o leitor poderá notar, numa situação dessa, essa corrente de engrenagens engrenadas ou  engastadas, tem a propriedade de... contando-se a partir da engrenagem de número 1 e se ela gira, por exemplo, no sentido horário, então, todas as outras engrenagens de números ímpares, terão giro no mesmo sentido e, o mesmo se verifica para as engrenagens de números pares, as quais todas girarão, no nosso caso, no sentido... anti-horário!!!!
Daí, é que, quando as engrenagens de número 1 e de número 365, foram postas juntas, como ambas  giravam no mesmo sentido (horário), o conjunto das engrenagens ficou travado e não podia girar!!!!
Como não dava mais tempo para fazer algum reparo, em uma rápida reunião com os altos sacerdotes, os druidas e, entre eles, o mago Merlin, foram consultados e... entre as soluções apresentadas e não aceitas de bom grado, estava a de... constar como última engrenagem do conjunto, a engrenagem de número 364, eliminando-se a de número 365!!!! 
Bom, para contornar o fiasco do bom funcionamento do ritual exigido, era o que mais agradava e era aceito naquele momento!!!!
E foi aí, que o mago Merlin disse: podem deixar isso comigo que eu resolvo, sem destruir ou retirar nada da estrutura e garanto que tudo irá funcionar como o planejado ou desejado!!!!
A seguir, deu umas instruções e começou a dar uma volta em torno do altar e, assim que completou o percurso, ao som de trombetas e o rufar de dezenas de tambores, ergueu os braços para o alto e bradou em alta voz as palavras matemágicas: _ _ _ _   _ _   _ _ _ _ _ _ (essas palavras você terá que descobrir, caro leitor!!!! Esse é o seu desafio)!!!!




E para espanto geral, agora a junção das engrenagens 1 (giro no sentido horário) e a 365 (giro no anti-horário) permitem que as engrenagens do conjunto girem simultaneamente!!!!
Como costumo fazer, vou dar um tempo para que através dos comentários, vocês meus prezados leitores, apresentem a solução para este desafio, escrevendo as três palavras matemágicas ditas pelo mago Merlin!!!!

Um abraço!!!!!

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quarta-feira, 13 de março de 2013

MATEMÁGICA COM UM NÚMERO INTERESSANTE!!!!!

  Você sabe, o que os matemáticos do mundo inteiro comemoram a cada data de... mês de março, dia 14 e às 15:00h???? 
Comemoram a passagem da data criada a alguns anos, uma forma de... “festa de aniversário” (pela criação da data) para um número, uma constante matemática e que... já na antiga Grécia , os matemáticos gregos a descobriram e ficaram intrigados e curiosos com ela!!!! 
Acredito que também, você esteja querendo saber de que número se trata, não é????





Caro leitor curioso, vamos brincar de matemágica???? 
Vou lhe apresentar esse tal número, mas, para isso, eu peço que realize (com bastante cuidado) umas operações e que são as seguintes:

 1ª) escreva um número composto de cinco (5) algarismos e algebricamente será representado por... abcde

 2ª) mas, atenção: a diferença entre os algarismos dos extremos do seu número... a-e ou e-a tem que ser maior ou igual a duas unidades, ou seja: a – e >=2 ou e - a > = 2, certo???? 

 3ª) tendo já escrito o seu número... abcde, escreva um outro, com os mesmos algarismos e com as ordens invertidas assim... edcba (exemplo: 12345 então... 54321).

  4ª) encontre a diferença entre esses dois números, claro que, o maior deles menos o menor

 5ª) achando a diferença, então, some ela com a sua inversão, assim como acontece em 3ª acima. 
Algebricamente, seja... fghji a diferença encontrada entre os números... abcde – edcba, devemos tomar a diferença... fghij e somar esse valor com... jihgf (por exemplo: se a diferença foi... 86543 operamos... 86543 + 34568) Ok???? 

 6ª) esta soma que você encontrou, deverá ser subtraída de... 109887,858408 (atenção, atenção, com esses dígitos e a subtração, hein????) e... o que foi o que você obteve???? Isso mesmo!!!!










Eis aquele número que desde os gregos, ficamos curiosos e ainda teimosos em querer achar o final da sua divisão!!!!




 
Espero que tenham gostado dessa minha nova MateMÁGICA!!!!!

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Mas, espere um pouco!!!! 
Como é que eu faço para que a soma que você encontra em 5ª e quando a mesma seja subtraída de 109887,858408 dê o valor de PI com a aproximação de 6 casas decimais???? 
Eu adivinho qual será o seu número... abcde... inicialmente pensado, ou não???? 
Pense e investigue a respeito, disso!!!!

 Um abraço!!!!

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domingo, 3 de março de 2013

VELHOS BORDÕES E... NOVAS INVENÇÕES!!!!!

Olá, leitores amigos!!!!

Gosto de procurar na WWW em blogs e sites, postagens de antigos filmes, seriados e programas do rádio e TV. Por que faço isto???? 
Para relembrar imagens, sons, fatos, personagens, usos e costumes daquelas épocas e enfim, consultar os registros da história, para comparar e avaliar o andamento do nosso cotidiano, das nossas ações no tempo presente!!!! Não perca a sua história, pois, terás perdido o teu maior mestre!!!!
Eu nunca fui contra os avanços do conhecimento científico, do crescimento tecnológico e até dos modismos (embora,. não acompanhe as modas)!!!! 
Mas, não concordo que deixemos de lado, conhecimentos, técnicas, métodos e outras conquistas do passado para dependermos unicamente e principalmente do poder das máquinas!!!!




Então, para comparar os programas de humor da minha época, com os programas de humor que se faz hoje, claro, naveguei nos mares da internet, num rapidíssimo barco, um  navegador da web e... pude matar a saudade de vários programas da televisão!!!! 
Entre eles eu revi os quadros humorísticos de um mestre na arte do bom humor, senão outro, como o Chico Anísio e o programa era... "A escolinha do professor Raimundo"!!!!




Ali no programa, chovia bordões, pois cada um dos personagens tinha o seu, inclusive o professor Raimundo, cujo bordão era: "e o salário, oh!!!!", era dito pelo Chico ao encerrar o quadro da "escolinha", um dos meus preferidos!!!!




Nesse mesmo quadro, onde diversos alunos, um a um, eram chamados pelo professor Raimundo, para que respondessem oralmente frente à toda a classe, as suas perguntas, havia um deles de nome... Joselino Barbacena, um mineirinho capiau que sempre reclamava quando era chamado pelo mestre e, inventava uma explicações estapafúrdias para responder às questões. Era muito hilário!!!!
Acontece que estava na hora de publicar mais uma postagem no meu blog e... tive a ideia de utilizar essa, lembrança dos bordões, sendo que, para o que eu pretendia lançar no post, o bordão eleito foi o do personagem Joselino Barbacena, onde eu faço uma paródia humorística... Joselino/Newton e o professor Raimundo/eu, para trazer mais elementos sobre o uso daqueles algoritmos criados por mim, para


                   Universos paralelos

desenvolvermos os produtos notáveis (que eram "imexíveis") que foram legados pelo físico/matemático inglês... Sir Isaac Newton!!!!


       

Qual é o algoritmo usado aqui, para calcular essas áreas????


    

Qual é o algoritmo usado aqui, para calcular esses volumes????

Para quem quiser rever esse inesquecível programa de humor, caso sejamos da mesma idade, ou ter a curiosidade de ver e/ou saber que "bordões" (citações, exclamações e/ou frases) são esses, poderá acessar o endereço do link...     

                   http://www.escolinhadoprofessorraimundo.blogspot.com.br/2011/02/elenco-do-programa-e-frases.html

Obrigado, amigos!!!! Espero que gostem dessa postagem e... que tal???? 
Quando escreverem um comentário sobre ela, citarem os nomes dos algoritmos que eu usei para desenvolver os cálculos???? 
Quero ver quem consegue!!!! Até breve!!!!

Um abraço!!!!!

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