sábado, 29 de janeiro de 2011
E POR QUE NÃO?
Em uma conversa com o dono do blog Experiencias na matematica, o Renato Brodzinski (excelente blog que eu recomendo), ele me falou que achava intrigante e genial, o uso do triângulo retângulo com as medidas de 3 e 4 unidades nos catetos e 5 unidades na hipotenusa.
Com esse triângulo, os egípcios eram capazes de demarcarem terrenos com cantos vivos, contendo ângulos retos com precisão.
O Renato se perguntava, como eles conseguiram obter esse triângulo retângulo 3, 4 e 5 unidades?
Eu não sou arqueólogo, mas imagino que: como os egípcios dominavam o trabalho de escultura e o traçado do desenho da figura humana, então, podem terem notado que essa medida, que desenhei na cor vermelha na ilustração, em média, permite a obtenção daquele triângulo retângulo famoso.
Para aqueles que acharem que eu não tenho o direito de especular a origem de tal invenção, eu vou logo dizendo que:
não dou garantias de que de fato, foi dessa forma mesmo que foi feito, mas por outro lado, eu pergunto: “e por que não”?
2 comentários:
Olá Valdir,
29 de janeiro de 2011 às 14:44Interessante essa colocação da medida da lateral da mão fechada como uma unidade da medida do cateto. Os egípcios tinham uma ótima matemática, que a usavam exclusivamente para resolução de problemas práticos, diferentemente dos gregos que abstraiam. Para a construção de áreas retangulares, usavam como base o triângulo retângulo (3,4,5): pegavam uma corda e faziam nós com espaçamentos iguais. Desta forma ficava fácil construir um ângulo reto. Solução fácil e eficiente!
Parabéns pelo post. Espero ver muito mais!
Um abraço!
Olá, Kleber!
29 de janeiro de 2011 às 14:55Na falta de uma explicação sobre essa invenção, eu inventei essa aí! Obrigado pelos elogios e até breve!
Um abraço!!!!!
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