MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

DIGO E... PROVO!!!! Parte (IV).

EU DIGO... E PROVO (parte final) que fiz corretamente uma divisão entre dois números, se as “provas” confirmarem isso!

Quem leu a minha postagem http://matemagicasenumeros.blogspot.com/2011/06/divisao-pra-tres-cabecas-parte-i.html aqui no blog, onde numa divisão editorial em quatro postagens (partes I; II; III e IV), eu procurei transmitir a ideia de que: 
se a multiplicação é uma soma de parcelas iguais, por outro lado, a divisão é... uma subtração de subtraendo sempre igual.



Obs.:Analise as figuras numeradas por cores diferentes e procure descobrir a  frase enigmática indutiva que está aqui e confira em seguida com a que eu coloquei aqui no blog na página: "Vá por mim... siga o mestre!!!!" e boa sorte!


A divisão é a operação matemática em que tomamos dois números... o maior chamamos de dividendo e um outro menor ou igual ao primeiro, ao qual denominamos de divisor
Então procuramos saber... quantas vezes o divisor está contido no dividendo e a esse resultado... chamamos de quociente.
Também reparamos se do número maior... o dividendo, ao final da operação, se sobram algumas unidades dele (sempre menor que o divisor), que é o resto da divisão efetuada. 
Fato que: sendo o resto nulo dizemos se tratar de uma divisão exata e para um resto diferente de zero, aí dizemos que a divisão é aproximada. 
Através da subtração continuada, usando-se o mesmo subtraendo, se dividirmos um valor (chamado de dividendo) por um outro valor (chamado de divisor), vamos obter o valor do número (chamado de quociente) de vezes que ele está contido no dividendo.

Bem , caso você.. meu caro leitor, não domine de todo os segredos da divisão, aconselho-o a dar uma olhada sobre o que eu fiz lá na postagem citada aqui em meu blog, pois , estas provas aqui, diria que... se trata de uma complementação àquela postagem, ou seja: 
Uma vez, realizada uma divisão através do algoritmo de Euclides, todo mundo conhece, então, o que se quer saber é o acerto ou não para a operação efetuada e isso se faz, com a utilização de uma (“prova real" ou a "prova dos noves fora") para ela.

Vamos exemplificar tudo isso, através da divisão...
                                / / /
Vejamos...      80570251        / 93472
                     -747776           /_________
            ____________           860
                    0579265
                    - 560832
                    ________
                      0184331






C. Q. D.
Brevemente, nos veremos de novo em... em outra(s) postagem(s). 
Até lá!

Artigos Relacionados

3 comentários:

Carolinarome66635 disse...

Wow excelente informacion... No soy tan inteligente pero admiro las matematicas :) Gabriel - casas en venta

1 de dezembro de 2011 às 14:16
Francisco Valdir disse...

Olá, Gabriel!

Obrigado, pelo elogio e volte sempre!

Um abraço!!!!!

1 de dezembro de 2011 às 17:13
Francisco Valdir disse...

Olá, Carolinarome66635!

Obrigado e fico feliz, por lhe ter sido útil aqui!
Desconfio que estejas enganada consigo mesma, ao dizer que não se acha tão inteligente, uma vez que admiras as matemáticas e estas são as responsáveis pelo domínio que exercemos nas demais, então essa admiração pela ciência dos números, manifestam-se em indivíduos bastantes inteligentes, sabia?. Volte sempre!

Um abraço!!!!!

3 de dezembro de 2011 às 15:41

Postar um comentário