MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

domingo, 13 de janeiro de 2013

QUEM PERGUNTA... QUER SABER!!!!

DEZ PERGUNTAS SOBRE O MEU BLOG!!!!! 

 Convidado que fui, pelo Romirys Cavalcante dono do blog Vivendo entre Símbolos e, também criador dessa brincadeira do..."fui tagueado" uma corrente em que se responde à dez perguntas para dez blogs tagueados ( eu fui tagueado depois) e, logo em seguida, repassamos as perguntas (podem ser outras ) para mais dez novos blogs. Assim, de pleno acordo em participar dessa "pirâmide", desta brincadeira, até porque, seriam perguntas que os leitores gostariam de fazer, mas não sei, porque não o fizeram, enfim, alguém teve a feliz ideia de concretizar isso!!!! 
Parabéns, amigo Romirys!!!! Vamos, que vamos e... pode perguntar!!!!!



 


1ª) Pergunta: Qual o motivo do título do seu blog?


 Resposta-



 Sempre fui daquele tipo de indivíduo, que procura as fontes dos conhecimentos, mas, não as quero somente para mim!!!! Também, não sou do tempo onde essas fontes do saber são encontradas com a facilidade, quantidade, variedade e comunicabilidade, dos tempos modernos!!!! 
As bibliotecas e os sebos faziam o papel que as Lan Houses 
teen atualmente, e realizavam a divulgação dos conhecimentos, embora que, claro, com recursos precários e à passos de tartaruga!!!! 
Mesmo assim, mergulhado nesse panorama... VENI, VIDI, VICI (Júlio César)!!!! Consegui me formar e ser... mais um professor na Terra!!!! 
Porém, na minha opinião... "professor que é professor" nunca deixará de ser também, um aluno e um multiplicador do saber!!!! 
Tudo muda com o tempo, até usos e costumes e... deveria empregar os meios e/ou práticas do meu tempo para levar o meu recado adiante???? Claro! Também, segundo o meu pensar, o professor de matemática deverá explorar a "magia dos números", fazer como os mágicos e... nada é mais atraente e indagador para o espírito curioso do ser humano, do que os truques de mágica!!!! 
Ora, na matemática também podemos criar certos artifícios, macetes e o uso de cálculo mental, parecendo os atraentes truques desenvolvidos pelos mágicos!!!! 

O que fazer para repassar os meus conhecimentos, experiências, descobertas e ou dialogar com alguém na era da internet e despertando a atenção???? 
Para resolver o meu caso, o óbvio, a criação de um veículo de divulgação moderno, um blog e, para combinar com a abordagem que pensara aplicar, claro, o nome deveria ser... MATEMÁGICAS E NÚMEROS!!!!



2ª) Pergunta: Qual a finalidade do seu blog?


Resposta-





 Uso esse blog para preencher, com prazer, o meu tempo ocioso de professor de matemática, porém, ávido por conhecimentos os mais diversos e engajado também, com outros tantos blogueiros no Brasil e no mundo, nesse movimento de se escrever blogs, que muitos não acreditam que possam ter sucesso (porém, eu penso o contrário), para democraticamente e gratuitamente revolucionarem os conhecimentos e, contribuírem com a erradicação das ignorâncias e atrasos do progresso cultural e/ou cientifico das pessoas, relatando fatos da suas vivências, experiências, pesquisas, descobertas, invenções e interatividades da comunicabilidade permitida através da grande rede!!!




3ª) Pergunta: A quanto tempo você tem esse blog?


 Resposta- 



 
Tem apenas 2 anos e 4 meses de estrada!!!!









 4ª) Pergunta: O que você mais gosta de fazer quando está online? 

 Resposta-
 

 
Visitar sites e blogs. onde quase sempre costumo deixar comentários construtivos, principalmente naqueles blogs com os quais eu formei parcerias. Também, navego pelos serviços sociais e procuro vídeos de documentários, notícias as mais diversas com maior interesse, pelas notícias focadas nas ciências e nas tecnologias!!!!






 5ª) Pergunta: Você reformula suas postagens antigas? Ou uma vez postada você não mexe mais?

 Resposta-



Reformulo sim!!!! Veja bem, agora eu sei que cometi alguns erros, quanto ao fato de se fazer postagens em blogs!!!! Ainda há alguns, mas, os dias deles estão contados!!!! Bom, entre esses erros, por exemplo: eu descobri sofrendo na pele, pelo baixo número de acessos que obtive com determinados posts que escrevi e, nas poucas mensagens que os leitores (são poucos, pois, lamentavelmente, os leitores não teen o hábito de comentar o que leem) fizeram, reclamavam de se terem perdido no desenrolar do texto das postagens. Depois eu descobri e, agora eu tenho certeza, por parte de pessoas mais experientes nessa arte, que se evite produzir postagens muito longas!!!! 
Então, instintivamente e mesmo antes de receber essa dica, eu já refizera várias postagens quilométricas que postara e, de fato, notei que elas, agora com texto mais reduzido, obtiveram mais visitas e em um período menor, do que as postagens focadas nos mesmos assuntos, porém, exageradas em seu tamanho. Tai, uma dica para vocês: 
postagens grandes somente se for mesmo necessário!!!!



 6ª) Pergunta: Você costuma visitar os blogs dos seus seguidores?

Resposta-



 Confirmando o que já disse respondendo na 4ª pergunta... positivo!!!!






 7ª) Pergunta: Você visita os blogs dos seus parceiros?

 Resposta-




 Reafirmando o que já dissera na 4ª pergunta... sim!!!! 
Eles são os meus leitores mais fiéis e mais interativos no meu modo de pensar e de trabalhar, portanto, naturalmente tenho para eles, uma frequência maior de minhas visitas, em seus blogs!!!! 
E para me ajudar ainda mais nesse prazeroso costume, entidades como a UBM, EDUCADORES MULTIPLICADORES e MARQUE COM X, que avisam das postagens mais recentes de cada blog afiliado à elas, é mais uma garantia que há, para promover essa minha curtição!!!!



 8ª) Pergunta: Com que frequência você posta em seu blog?

 Resposta-





 Gostaria de poder apresentar uma nova postagem por semana!!!! 
Mas, como o meu blog é focado na matemática e, eu sei o amor que a maioria dos leitores te em por ela (Rsrsrsrsrs!!!!!), desde o início, optando por uma abordagem do meu agrado, mas não usual como se vê na maioria dos blogs sobre os mesmos assuntos (muitos deles usam o Ctrl C e Ctrl V, aí fica mais fácil) e, sabendo que isso iria exigir da minha pessoa, uma carga de criatividade literária e/ou numérica para isso, então, já percebia que a pretensão de postar semanalmente, com a idade que eu tenho, os problemas de vários matizes que surgem... enfim, seria ditada pela minha realidade temporal e física e, é ela quem fala mais alto e eu vou... "tocando em frente" devagar e sempre!!!!


 9ª) Pergunta: Quais suas fontes de pesquisa para criar uma postagem em seu blog?

 Resposta-




 Os livros, revistas, periódicos e as minhas anotações de velhos cadernos (os meus alfarrábios, rsrsrsrsrs). 
Também, como os tempos mudam, daí vem as minhas caminhadas pela grande rede e, é claro, aprendendo coisas novas que confronto com as velhas quando, muitas vezes surgem postagens do tipo: "bom dia número PI", "Malba Tahan o Homem que descomplicava", "viva o dia internacional do PI" e outros posts!!!!!


10ª) Pergunta: Qual seu maior sonho para seu blog?

 Resposta-






 Que ele seja reconhecido e tido ( beleza!!!! Isto já começou!!!!) como um blog de utilidade para a comunidade estudantil, professores da ciência dos números e para mais alguém (que curta a matemática lúdica), como um vetor orientador na abordagem de conteúdos da disciplina, contribuindo com alguns produtos das minhas experiências, da minha criatividade com novos métodos, algoritmos e o emprego da didática, certa forma... descomplicada, empregando-se a "lei do menor esforço" num caminhar desde o "zero ao... infinito"!!!!! 
                ***************************************************************

   Agora , é a minha vez de fazer essas perguntas:
1ª) Qual ao motivo do título do seu blog????
2ª) Qual a finalidade do seu blog????
3ª) A quanto tempo você tem esse blog????
4ª) O que você mais gosta de fazer quando estar online????
5ª) Você reformula suas postagens antigas? Ou uma vez postadas você não mexe????
6ª) Você costuma visitar os blogs dos seus seguidores????
7ª) Você visita os blogs dos seus parceiros????
8ª) Com qual frequência você posta em seu blog????
9ª) Quais suas fontes de pesquisa para criar uma postagem em seu blog????
10ª) Qual seu maior sonho para o seu blog?????

   Direcionadas para os seguintes blogs: 
1º) Mayra Clara's blog
2º) Quintal da Educação
3º) Professor Andrios Bemfica
4º) Professor Edigley Alexandre
5º) Blog da professora Ju
6º) Matemática do PI
7º) Professora Daniela
8º) Blog MatheusMática
9º) O Diário Educacional
10º) Fichário da Matemática

   Então, minha gente???? Vocês foram... "tagueados" pelo Matemágicas e Números e... vão participar da brincadeira????

 Um abraço!!!!!

Artigos Relacionados

22 comentários:

Romirys Cavalcante disse...

Ótimas respostas meu amigo Francisco Valdir, aprendi bastante sobre seu blog com elas... Fico feliz que tenha aderido a minha humilde brincadeira do "fui tagueado" assim como muitos outros blogs também o fizeram... É um prazer ser divulgado aqui no seu blog, confesso que até fiquei meio envergonhado quando comecei a ler este post...

Enfim... queria te agradecer por tudo, pela parceria, por visitar sempre que pode meu blog Vivendo entre Símbolos e por fazer um trabalho tão legal com o seu blog... Te desejo tudo de bom para você e seu blog meu amigo...

Um abraço e até a próxima e saiba que se precisar estamos aqui pro que der e vier !!!

13 de janeiro de 2013 às 18:23
Francisco Valdir disse...

Olá, Romirys!!!!

Obrigado, parceiro e você está de parabéns pela bela e feliz iniciativa da crianção e lançamento em blogs de matemática, da oorrente... "fui tagueado", muito boa!!!!

Também, fico muito honrado em tê-lo como meu parceiro!!!!
Olha, vamos pensar em como poderemos realizar trabalhos conjuntos ou... por equipe ( já fiz dois deles com o nosso amigo e parceiro... Kleber Kilhian)???? Depois da batalha pelos comentários "bumerangue" e/ou construtivos, eu irei pelejar por essa forma de trabalho muito interessante e muito bem realizado no Japão!!!! Que tal????

Ah!!! Quanto ao aprendizado, saiba que você já está me sendo muito útil, Romirys!!!!

É isso aí, meu amigo!!!! Vamos pra luta, derrubando os obstáculos dos conhecimentos, sem medos e, disparando balas do saber sobre as ignorâncias, pseudo-ciências, mitos, mistérios e outras alienações!!!! Vamos, que vamos e, a vitória será nossa!!!!

Um abraço!!!!!


14 de janeiro de 2013 às 06:06
Aloisio Teixeira disse...

Oi, Francisco Valdir!

Gostei de ler sobre as origens e bastidores de Matemágicas e Números.

De tudo isto, só vejo esforço e criatividade em prol da irradiação de conhecimentos matemáticos e idéias práticas relevantes.

Sem falar do seu grande humor que nos contagia. Realmente são qualidades que tornam seu blog por demais interessante.

Valeu, um abraço e que continuemos nesta estrada!

15 de janeiro de 2013 às 08:39
Francisco Valdir disse...

Olá, Aloísio!!!!

Grande parceiro!!!! Obrigado pelos elogios, pelo apoio da maneira de como me movimento nesse caminhar, felizmente, que não é só meu, pois, além de mim e de você, temos os nossos colegas e, cada vez mais, aumenta esse número de abnegados guerreiros blogueiros, lutando por essa causa comum, que é... o progresso da humanidade!!!!

Cada um tem a sua história e também, luta com as armas que tem!!!! Essa brincadeira da corrente de blogs veio pra mostrar isso!!!! Gostei muito de ter participado e, de ter tido e, ainda estou tendo... a oportunidade, em saber dos relatos sobre as origens, desenvolvimentos e objetivos dos blogs de cada um de vocês!!!!

Vamos, que vamos unidos... à luta pela vitória do conhecimento!!!!

Um abraço!!!!!

15 de janeiro de 2013 às 09:12
Prof. Irivan Rodrigues disse...

Olá professor Valdir, boa noite!

Excelente post! Pois, através dele conhecemos melhor o autor e seus objetivos para seu blog. Quanto ao que você escreveu, que os leitores não têm paciência de ler ou comentar texto longos, é a mais pura verdade. Porém, se o texto estiver dividido por subtítulos e/ou semelhante a este, acredito que não, o visitante vai ler e talvez comentar. E quanto a pergunta de n° 10, você, meu amigo, está no caminho certo. Continue assim!

Deixo o meu muito obrigado a você pelas inúmeras visitas e comentários nos blogs: Educadores Multiplicadors e no Marquecomx.

Fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Irivan Rodrigues

15 de janeiro de 2013 às 17:55
Francisco Valdir disse...

Olá, Irivan!!!!

Obrigado, pela visita, apoios e pelas palavras elogiosas!!!!

Quando tiver que produzir uma postagem longa, já resolvi que publicarei a tal, dividida em várias partes, assim, como fiz, por exemplo: naquela pesquisa que fiz sobre os... "quadrados mágicos de lados ímpares". É melhor agir assim, do que... nadar contra a correnteza!!!!

Tenho um amigo, o Kleber Kilhian do... O Baricentro da Mente, excelente blog sobre matemática e física, que pede aos seus leitores... "... comente, o seu comentário é o meu salário"!!!! Então, eu que naturalmente desde que comecei a navegar pela internet, visitando sites e blogs, faço isto naturalmente e, até incentivo pra valer que se faça os comentários construtivos, é claro, que mais visitas farei e mais comentários deixarei por onde passar!!!!

Tudo de bom, saúde e paz!!!! Intel logo, rsrsrsrs!!!!

Um abraço!!!!!



16 de janeiro de 2013 às 02:38
Kleber Kilhian disse...

Meu amigo e caro Valdir! Podemos ver que realmente foi uma boa ideia essa corrente sobre os blogs. Nem todos de nossos parceiros aderiram, mas dos que responderam, podemos tirar uma conclusão: todos tem prazer em divulgar a matemática e o fazem por que não puderam ser meros espectadores, tinham que expor suas ideias, pois estas não podiam mais ficarem aprisionadas em suas mentes... mentes ávidas de conhecimento!

Continuemos neste rumo, seja em pró da educação, seja em nossa própria satisfação, e que nossos sonhos se concretizem o mais breve possível.

Um grande abraço!

17 de janeiro de 2013 às 01:28
Francisco Valdir disse...

Olá, Kleber!!!!

Também concordo o que falou sobre a corrente, meu parceiro e prezado amigo!!!!

Acredito ou quero fazer crer, que a maior falta de educação, principalmente nos dias de hoje, seja o ser humano instruído nas coisas do saber e, não pagar... pelo menos o "dízimo" disso, rsrsrsrs, desse seu conhecimento para o seu próximo, que não o detém e... muita das vezes, "morre" à minguá precisando de tal bem!!!!

Podes crer e, quem viver verá...
O agir dos "peões" no xadrez globalizado,
Desse mundo capitalista e selvagem...
Com a educação dada pelo meio organizado
Dos blogueiros, guerreiros destemidos...
Vencendo a luta dos povos oprimidos,
Contra ignorância nata ou estabelecida
Por vontade política ou sabotagem,
Daqueles que negam o saber e agem...
Contra quem quer saber melhorar de... vida!!!!

Um abraço!!!!!







17 de janeiro de 2013 às 03:24
Romirys Cavalcante disse...

Estou disposto a aceitar esse projeto que você me falou Francisco Valdir, sobre trabalhos em conjuntos... Entra em contato comigo pelo meu email: romirys_cavalcante@hotmail.com

Eu estou afim de saber mais sobre esse projeto e como ele pode ser feito... Essa pode ser uma ótima maneira de inovarmos um pouco a cara dos blogs de matemática...

Um abraço e aguardo seu contato, certo?

17 de janeiro de 2013 às 09:52
Francisco Valdir disse...

Olá, Romirys!!!

Obrigado pelo interesse manifestado!!!! Já enviei o e-mail explicativo!!!!

Até breve!!!!

Um abraço!!!!!

18 de janeiro de 2013 às 07:10
Kathia Bazoni disse...

Olá, olá... Retribuindo a visitinha e sendo mais uma das seguidoras do seu trabalho!!! Gostei muito do seu blog... Grande abraço!

18 de janeiro de 2013 às 13:49
Francisco Valdir disse...

Olá, Kathia!!!!

muito, obrigado!!!! Fico muito honrado com tudo isso e, a recíproca e verdadeira!!!! Qualquer coisa que estiver ao meu alcance, pode pedir!!!!

Muita saúde e paz, sucessos!!!!

Um abraço!!!!!

18 de janeiro de 2013 às 17:57
Beta Maximiano disse...

Sou do grupo professores multiplicadores e vim conhecer o seu blog. Gostei muito e já estou seguindo. Venha conhecer o meu.
http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br
Bjos

24 de janeiro de 2013 às 11:57
Francisco Valdir disse...

Olá, Beta!!!!

Muito prazer em conhecê-la e ao seu blog, o qual também, já sou seguidor e visitador do mesmo. Parabéns, pelo belo e útil projeto!!!!

Obrigado pelo seguimento, visitações e elogios ao meu blog o Matemágicas e Números e... vamos, que vamos!!!! Caminharemos juntos nessa bela e útil caminhada com os nossos colegas, espalhando os ensinamentos verdadeiros dos conhecimentos libertadores das mentes dos nossos semelhantes e carentes desse bem!!!!

Um abraço!!!!!

29 de janeiro de 2013 às 05:44
Unknown disse...

Olá Multiplicador Valdir, seu blog é destaque no “Top Caneta de Ouro” do mês, Parabéns.

Visite EDUCADORES MULTIPLICADORES e/ou MARQUECOMX.

O projeto crescerá com a união e a divulgação de todos nós. Mais uma vez, obrigado pela parceira e amizade.

Excelente semana, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Irivan

31 de janeiro de 2013 às 16:16
Francisco Valdir disse...

Olá, multiplicador Mor, prof. Irivan!!!!

Sempre é bom recebermos notícias como essa, não???? Claro, que estarei á caça de postagens interessantes nos blogs da galera dos multiplicadores, aliás, já antes de estar aqui, era esse o meu costume, ou seja, visitar e comentar nos posts dos blogs que me chamavam a atenção!!!! Batalhei muito e... agora não estou mais sozinho, felizmente, nessa tarefa de incentivar a prática de se fazer comentários fazer comentários construtivos, nos blogs e/ou sites que se visite por aí!!!!

Estive uns dias inativos, devido ter que fazer trabalhos de reforma na minha casa, mudar de prestadora de serviço de internet aulas para os primeiros alunos de 2013 que me procuram, mas, vamos que vamos cair em campo, nessa nossa caminhada de bem servir à humanidade!!!!

Um abraço!!!!!

1 de fevereiro de 2013 às 09:41
Maria Odete Pinho disse...

Olá Prof. Francisco Valdir!

Parabéns pelo prêmio Caneta Top de Ouro do Marquecomx, muito bem merecido. Já estou seguindo o Matemágicas.

Um grande abraço.
Maria Odete - www.ajoambiental.com

3 de fevereiro de 2013 às 12:47
Francisco Valdir disse...

Olá, Odete!!!!

Obrigado, pelos elogios e também, por seguir o Matemágicas e Números!!!!

O seu projeto, é muito bom e muito me interessa saber como tornar o mundo mais saudável,limpo, lindo e feliz!!!! Parabéns e sucessos mil para te!!!!

Um grande abraço!!!!!

4 de fevereiro de 2013 às 02:09
Del Rodrigues disse...

Olá ProfºFrancisco, passei para agradecer a sua visita ao meu blog.Um pouco atrasado o meu agradecimento, porém , devido a muito trabalho, não tenho tido tempo (como costumo fazer)de visitar , conhecer e comentar as postagens dos blogs de amigos que me visitam.Seu blog é muito bom.Está de parabéns!
Obrigada pela visita! Muito Sucesso!
Maria Delfina Rodrigues
Deixo por aqui o endereço do meu outro blog (além do da escola) e do portal da Prefeitura do Rio de janeiro,para qual escrevo (Rioeduca.net-Blog da Família), caso queira conhecer.
Paz e Luz! Abraços.
http://www.rioeduca.net/blog.php?bid=18
http://ler-com-prazer.blogspot.com.br
http://escola-lais-netto-dos-reis.blogspot.com.br

22 de fevereiro de 2013 às 14:22
Francisco Valdir disse...

Olá, Del Rodrigues!!!!

Também fiquei contente com a sua visita, comentário e pelos cumprimentos com palavras tão gentis. Muito obrigado e... volte sempre!!!!
Já comecei a fazer umas mudanças no aspecto gráfico do blog e, brevemente, estarei iniciando uma atividade interativa com os meus leitores seguidores do meu blog, para que treinem um pouco de cálculo e... de qualifiquem para participarem de duas promoções aqui no Matemágicas e Numeros, em número de duas dessas promoções durante o corrente ano. Fique de olho!!!!

Claro!!!! Irei visitar os outros blogs que me forneceu os seus links. É um prazer!!!!

Espero que o meu blog tenha algo de útil para lhe ajudar em sua missão de Educador Multiplicador e, vamos juntos com essa galera do EM, espalhar os conhecimentos do bem, por toda a Terra!!!!

Um abraço!!!!!

22 de fevereiro de 2013 às 15:16
Anônimo disse...

Gostei muito da tag, foi muito bem respondida. Parabéns pelo blog, tem conteúdo e as postagens são inteligentes e irreverentes.

4 de março de 2013 às 15:48
Francisco Valdir disse...

Olá, Nandarilha!!!!
Boa noite!!!!

Vi o seu comentário no meu blog, o Matemágicas e Números e, como sempre faço, procurei saber se a Srta era dona de um blog!!!! Sim e, não se trata de um blog, mas, de um Sr. blog!!!!
Parabéns, pelo belo projeto e... aprovei tudo!!!! Já sou mais um seguidor do blog juntamente com alguns colegas do movimento dos Educadores Multiplicadores do conhecimento ao qual sou filiado!!!! Muito bom!!!!
Também, é certo que virei muitas e muitas vezes aqui, para degustar esses posts interessantes que eu estou vendo que foram publicados. Devem serem tão bons quanto esse aqui, onde deu respostas muito legais e inteligentes!!!! Amei!!!!

Muita saúde, paz, sucessos e vida longa para te e o seu formidável projeto!!!!

Um abraço!!!!!

4 de março de 2013 às 17:10

Postar um comentário