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sexta-feira, 20 de março de 2015

A CONTAGEM REGRESSIVA CONTINUA (PARTE II/IV)

A CONTAGEM REGRESSIVA (PARTE II/IV) 
 Continuação da (parte I/IV)… Olá, meus prezados leitores!!!! Como é???? Estão ansiosos pelo início da primeira partida do jogo, pelo que eu já pude perceber, assim como também, tem muita gente fazendo perguntas sobre esse jogo e, vou responder aqui sobre: 
P1) Cada jogador mesmo não sendo obrigado a revelar o seu método para descobrir graus de curvas e/ou as próprias curvas, são no entanto, obrigados a inventarem esses métodos novos para agilizar esses descobrimentos???? 



 R1) Não necessariamente (torço para que, pelo menos, alguém descubra um método) e, já ficarei satisfeito se conseguir motivar as pessoas em reciclarem os seus conhecimentos sobre o assunto, seja utilizando os livros, a internet, grupos de colegas, seus professores e por aí vai!!!! 

 P2) Porque esses polinômios não usam apenas coeficientes inteiros???? 
R2) Inicialmente eu tinha pensado nisto!!!! Mas, atendi a sugestão dos primeiros “caçadores“ já cadastrados, que se pudesse usar valores racionais como coeficientes (opcional), assim como, para valores das abscissas X pertencente ao intervalo… -25 < = X < = 25, sendo que o valor poderá ser X inteiro ou opcionalmente... X + ¼, X + 2/4 ou X + ¾, isto é: por exemplo, X=12 ou X= 12 + ¼ ou X = 12 + ¾ ou ainda… X =12 ou X = 12, 25 ou X = 12, 50 ou X = 12, 75. Eles me explicaram que desse modo o jogo ficará mais emocionante para que se faça o descobrimento de uma curva e, os valores dos Y ordenadas para valores dos X abscissas próximo ao cruzamento dos eixos X e Y, serão menores mesmo em se tratando de polinômios com graus elevados. Além do que, para aqueles que conseguirem acertos através do uso de algum método de alguém ou seu, terá a certeza do seu pleno funcionamento para casos de polinômios com o uso de valores inteiros, tanto para os coeficientes dos termos, quanto valores inteiros das abscissas X do domínio dessas funções!!!! 

P3) Para cada jogada, quer seja pelo caçador da vez ou dos outros 9 outros jogadores, sempre é dado um prazo de resposta de apenas três dias???? 
R3) Sim, são apenas três dias para isso!!!! Convenhamos!!!! Mesmo que estendêssemos esse prazo, sempre vai aparecer alguém dizendo que ele é muito exíguo!!!! Já me falaram que devido às ocupações e/ou deveres e outros afazeres, esse tempo é pouco para se realizar cálculos dessas curvas!!!! Será???? Pode até ser, mas veja bem, cada um poderá providenciar a confecção de uma tabela de pontos coordenados da sua curva e, isso ainda, utilizando-se de sites da internet que podem fazer esse serviço, por exemplo, o Wolfram Online!!!! Também se tem o recurso de computadores e/ou de calculadoras programáveis e, também de vários softwares de cálculo como o Excell, Geo Gebra, Derive, Mathemática e outros, não é mesmo????? Pra tudo dar-se-á um jeito!!!! 

P4) Existe dois tipos de pontuação no jogo???? 
R4) Sim!!!! No início de qualquer partida, cada jogador receberá 1500 pontos para poder pagar os chutes errados sobre o valor de graus e/ou da escrita correta de curvas que se tentar descobrir, quando perderá 100 pontos por cada erro desses!!!! A outra pontuação é de forma acumulativa nas partidas que se jogou e, para cada acerto de grau somamos 200 pontos ou 300 pontos por curva acertada!!!! Também temos uma bonificação de 500 pontos para cada conjunto de cinco graus acertado durante as partidas e, para cada conjunto de cinco curvas acertadas durante as partidas, teremos somados mais 1500 pontos nessa pontuação acumulativa!!!!! 

P5) Quais são as punições impostas???? 
R5) Quando um “caçador da vez” vence o prazo de três dias, se não fizer a apresentação de um novo ponto da sua curva, então, na próxima vez que jogar na partida, deverá fornecer as informações pendentes e passa a vez sem direito a chutes de graus e/ou escritas de curvas!!!! O mesmo para quem faltar dar resposta, na próxima jogada sua na partida, de acerto ou não para o grau da sua curva ou a própria, quando tentado por alguém na jogada anterior!!!! Para qualquer informação errada de valores de pontos, graus e/ou curvas, o infrator terá a subtração de metade dos pontos conseguidos na partida na pontuação acumulativa!!!! Quem trocar de curva antes do término de uma partida, perderá toda a pontuação conseguida nela!!!!

P6) O prêmio surpresa, podendo ter as iniciais T, P ou H, o que são???? 
R6) Rsrsrsrs, são bons prêmios e, como são “prêmios surpresa”, é claro, não direi o que são!!!! 

P7) Qual a data para o começo e o fim do período para o primeiro jogo???? 
R7) O começo será qualquer dia desses que eu conseguir cadastrar por convite todos os dez jogadores pioneiros!!!! Porém, estipulei que o término desse período será no dia 30/06/2015!!!!



E por enquanto, foram essas as perguntas que me fizeram!!!!! Vou agora, depois de ter respondido à elas, irei apresentar explicações mais detalhadas tomando por base, um grupo de dez jogadores pesquisadores (futuramente para novos cadastramentos, dar-se-á o mesmo processo), como se dará as ações nesse jogo que criei e tem o título... “Caçadores das curvas Escondidas” e, para o qual eu bolei o seguinte: 
1) Para participar do jogo, o postulante deverá ser um seguidor público do blog se ainda não o for e, mandar um e-mail (endereço esse que será usado para futuros contatos) informando o seu nome completo e o de seguidor. 

2) Por ordem de chegada do e-mail com o pedido para participação no jogo e antes de uma partida, cada jogador se aceito, receberá por e-mail, a minha resposta que, caso positiva receberá um código baseado na sucessão dos números primos (P02, P03, P05,… ,P29), o qual será seguido por um codinome escolhido por ele (sugestão: um nome homenageando algum matemático do passado, ou não) e em resposta, esse jogador enviará outro e-mail, constando além do seu codinome escolhido, a informação sobre os valores (x,y) de dois pontos quaisquer da sua curva secreta, polinômio completo ou incompleto que poderá ser descoberto por alguém (ou revelado por você quando do encerramento de uma partida), tendo coeficientes inteiros e/ou fracionários de grau n (esse n também poderá ser descoberto por alguém durante a partida), onde 1<= n < = 9, e n natural, sendo um deles calculado com o valor x (abcissa) do domínio pertencente ao conjunto {-25, -24, -23, -22, -21}, e um outro ponto x (abcissa) do domínio pertencente ao conjunto {21, 22, 23, 24, 25}. 

3) Serão 10 participantes agora (que não se conhecem e nem o público, só por codinome) na primeira partida, mas (na(s) próxima(s) já poderemos contar com mais candidatos) com duração indeterminada, pois, cada nova jogada com o "caçador da vez" para chegar ao próximo, poderá demandar até 6 dias pela espera das respostas, sendo, 3 dias dados para o caçador da vez e outros 3 dias para que os outros 9 participantes que, com base na informação numérica dada por ele (caçador “bola da vez”) sobre a sua curva (valor da abscissa x), possam fazerem as suas jogadas. Cada “caçador da vez” informará as coordenadas de um ponto (x,y) da sua curva (sendo x inteiro ou fracionário e ainda não escolhido antes) e terá até 3 dias para fazer isto, senão, passará a vez para o caçador seguinte e ficará devendo dar essa informação numa próxima jogada sem direito a chutes para descobrir graus ou curvas dos adversários (punição). E na vez de jogar, qualquer jogador (caçador da vez ou não) poderá tentar descobrir o valor de um grau n de qualquer um ou mais dos seus oponentes, e bem como tentar acertar as curvas deles

4) Quando um caçador não tiver mais pontuação que lhe permita pagar as apostas pelos chutes errados para as descobertas de graus n ou das expressões dos seus oponentes, então ele ficará só aguardando o final da partida, informando pontos da sua curva e passando a sua vez. Porém, se dispuser de pontos suficientes (os restantes dos 1500 recebidos no início da partida) poderá continuar jogando normalmente, mesmo que a sua curva já tenha sido descoberta. 

5) Quando não houver mais pontos x do domínio, x inteiro e -25 <= x < = 25, então, se pelo menos, dois jogadores estiverem dispostos a continuarem as disputas para a descoberta tanto do grau n ou curva deles ainda não descobertos, a partida continua, e só termina quando todos desistirem pela sua continuidade. 

6) Terminada uma partida, e antes do início da próxima, todos os caçadores deverão tornarem público as suas equações usadas na partida encerrada. 

7) O vencedor do jogo, quando do encerramento do período em (30/06/2015) das disputas (partidas), deverá dar endereço residencial para receber o prêmio surpresa, mas que garanto será muito bom, (tem inicial P, H ou T) que enviarei pelos correios ou ordem de pagamento no valor do mesmo!!!! 
Continua na (parte III/IV)

terça-feira, 17 de março de 2015

A CONTAGEM REGRESSIVA CONTINUA... (PARTE I/IV)!!!!!

Estamos no meio do lançamento... para a primeira promoção!!!!! 

Olá, meus caros leitores, seguidores e parceiros do meu blog Matemágicas e Números!!!!! 
Como vocês já sabem, esse meu projeto tem o foco voltado para a ciência dos números, a matemática e, procuro seguir aos conselhos do saudoso professor Júlio César de Mello e Sousa (faça uma visita ao site: http://www.malbatahan.com.br/) o Malba Tahan, carismático matemático conferencista e escritor de 117 obras literárias, a maioria é livros focando a matemática, tendo o livro “O Homem que Calculava” como o grande destaque, obra traduzida em mais de 20 idiomas e vendida (mais de vinte milhões de unidades) em todo o mundo!!!! Esse nosso conterrâneo, dizia que: “não se deve complicar o ensino da matemática e, é um sádico aquele professor que aterroriza os seus alunos se assim o fizer”!!!! 



Eu sigo essas orientações do Malba e procuro desmitificar o “bicho papão” da matemática, fazendo as abordagens dos conteúdos de forma lúdica através de artigos que escrevo com o emprego de matemágicas (truques matemáticos) e/ou estórias para apresentar métodos de cálculo conhecidos ou não, alguns inéditos, pois, foram criados por mim!!!!
Dessa maneira, eu tenho conseguido bons resultados em fazer as pessoas entenderem e gostarem da matemática, uns porque a odiavam devido lhes terem ensinados os conteúdos de uma forma complexa, por caminhos mais difíceis cheios de obstáculos desnecessários (não precisa ser assim) e outros por cismarem com a primeira sílaba da palavra... matemática (é só transformá-la em uma… boatemática) e por assim a julgarem, há ainda os que dizem ser a disciplina muito chata (claro, ela exige... disciplina), é intrometida (mas, o universo é “feito” de inúmeros “números”!!!! Sabiam????) e também porque não gostam dela (bem, aí é uma questão de gosto e sendo assim… não se discute, não é????), passar muito bem e até logo!!!!
Mas, eu sou teimoso e, mesmo que esteja tratando com pessoas que pensam “odiarem” a matemática, tanto assim, tomo a reversão deste “ódio” como um desafio pessoal e, havendo diálogo, uso as minhas matemágicas para salvar mais uma alma nesse mundo matemático!!!!

E aí, está quase no final da contagem regressiva para lançamento, uma nova MATEMÁGICA!!!! Dessas que eu uso e, só que dessa vez se trata de uma promoção que premiará o campeão do jogo...Caçadores Das Curvas Escondidas” (os objetivos no jogo são: descobrir o grau e/ou a escrita das curvas secretas dos seus oponentes) com o qual, pretendo fazer com que vocês revejam e/ou criem métodos para o estudo facilitados de polinômios ou funções polinomiais. Ou seja: vocês serão levados a serem, importantes pesquisadores sobre o conteúdo das equações polinomiais!!!!
O jogo, uma vez começado, terá em seu primeiro período, várias partidas até o último dia do mês de junho do corrente ano (2015)!!!! Para este primeiro período das partidas do jogo, eu estou cadastrando apenas dez dos meus leitores mais interessados por matemática e que já são seguidores públicos do meu blog, pois, preciso ver como o jogo se comporta e o que muda ou não, para outros períodos que se seguirão!!!! Mas, isso não evitará que mais pessoas que não estarão cadastradas nessa primeira fase, fiquem sem interagir durante as partidas!!!! Sim senhor, através de comentários (em local indicado) ou através de e-mail poderão fazê-lo tranquilamente e quem assim o fizer estará dando uma indicação de que gostariam de ser “caçador” e futuramente se de fato assim o desejar, será é claro, cadastrado como mais um “caçador” para os próximos períodos e/ou partidas do jogo!!!! Informo que para ser um próximo “caçador”, assim como os dez “caçadores” cadastrados nessa primeira partida, além de ser seguidor público do blog “Matemágicas e Números”, do meu, do seu e/ou... do nosso blog, você tem que providenciar o seguinte:

1) Escolha um codinome e pelo qual será visto por todos (jogadores seguidores públicos e para o público em geral) no jogo. Esse codinome poderá ser nome de pessoa, lugar, super herói, etc. Dependendo da ordem de sua chegada por aqui, então esse seu codinome será antecipado por P02==>, P03==>,P035=>,P07==>,P11==>,P13==>,P17==>,P19==>,P23==>, P29==>, etc.

 2) Escreva um polinômio completo ou incompleto de coeficientes inteiros e/ou racionais, de grau n pertencente aos naturais tal que… 1 <= n <= 9. Por exemplo: Y = -3 X ^ 2 + 5 ou Y = -5,7 X ^ 5 – 2 X ^ 3 – 1, 75 X + 4,6 e outras expressões do tipo.
 Obs.01: Esses polinômios aí, o de grau n=2 (ou de outro grau), não deverá ser revelado a ninguém (nem pra mim), a não ser, se alguém o descobrir antes do encerramento de cada uma das partidas ou no encerramento delas. 
 Obs.02): No subintervalo… -25 <= X <= -21, escolha um X abcissa qualquer desse subintervalo, mas inteiro e, calcule o Y ordenada correspondente. Por exemplo em… Y = -3 X ^ 2 + 5 , se x= -23, então, Y = -3 ( -23) ² + 5 ==> Y = -3 ( 529 ) + 5 ==> Y = -1587 + 5 ==> Y = -1582. 
Portanto, temos (-23, -1582). Também, de forma similar, para um subintervalo com… 21 <= X <= 25, calcule Y imagem de um X domínio qualquer nesse subintervalo na sua curva, por exemplo: se x = 22, então… Y = -3 ( 22) ² + 5 ==> Y = -3 ( 484 ) + 5 ==> Y = -1452 + 5 ==> Y = -1447. 
Portanto, temos (22, -1447). 
 Obs.03: Esses pontos serão guardados por mim, para garantir que a curva não foi mudada durante a(s) partida(s)

3) Depois disso, você deverá enviar um e-mail para mim com as informações: seu codinome; (-23, -1582); (22, -1447) e é só!!!! 
Quando for avisado por mim, através de e-mail ou no mural da postagem da promoção, você terá um prazo de três dias para dar o valor de um outro ponto da sua curva (poderá ser um novo ou qualquer um desses dois que já foi calculado) de… -25 <= X <= 25 que ainda não foi escolhido por algum jogador. Por exemplo, se X=7 ainda não foi escolhido por alguém, então você poderá fazer…
Y = -3 ( 7) ² + 5 ==> Y = -3 (49) + 5 ==> Y = --147 + 5 ==> Y = -142. 
Esse novo ponto de sua curva, poderá ser X inteiro (pertencente ao domínio -25<=X<=25 que ainda não tenha sido dado por alguém) ou X + ¼, X + 2/4 ou X + ¾ , isto é: por exemplo, se poderá usar X=12 ou X= 12 + ¼ ou X = 12 + ¾ ou ainda… X =12 ou X = 12, 25 ou X = 12, 50 ou X = 12, 75 e aí (lá na caixa de comentários da postagem, as pessoas que quiserem interagir durante as partidas dos… “Caçadores Das Curvas Escondidas”), você informará para os demais jogadores (escrevendo e-mail para mim, esse ponto e mais, se for o caso, chutes dos graus e/ou de curvas dos parceiros)… P?? ==> seu codinome ==> (7, -142) e com isso passará a vez para que os outros jogadores dentro de um prazo de três dias, cada um deles, utilizando o mesmo valor de sua abcissa X=7, calculem e informem os valores das ordenadas Y das suas curvas. Findo esse prazo, há a passagem para o próximo caçador, depois de você!!!! 
Um abraço!!!! 
Continuação na parte II/IV

segunda-feira, 2 de março de 2015

AQUILO quando dividido por ISTO, sempre dá... NISSO!!!!

É HOJE, O DIA!!!!!
Hoje é um dia muito especial, sabiam???? Em todos os quadrante da Terra, pessoas inteligentes ficam bastante ansiosas à medida que os relógios se aproximam da marcação das 14 horas e 15 minutos da tarde, para festejarem um aniversário de algo constante, interessante e que está presente nos macros e micros cosmos, em trabalhos com objetos que apresentam a forma mais usual, por ser equilibrada estética e dinamicamente, suportando e aliviando as tensões internas e externas no universo!!!!





Hoje é um dia muito especial, para aqueles que amam a matemática!!!! E por que???? Porque, no nosso universo, três agentes das transformações, a natureza, o ser humano e os extraterrestres (mas, eles existem????) ao trabalharem com certos objetos de formas circulares, quando tratados matematicamente em suas dimensões, se consegue algo de valor comum, curioso, intrigante constante e, muito interessante!!!! 

Como explicar isso???? Vamos lá!!!!   

Sabe o que aconteceu quando, a natureza revelou que fez isto????


                               Créditos: www.japassei.pt.com


O ser humano a imitou assim e, ou foram os Ets???? 


                                Créditos: www.livescience.com


                                Créditos: www.teoriaalien.blogspot.com.br


                                Créditos: www.piramidesdebosnia.com

                                Créditos: www.cesrlizano,name.com


Quando a natureza continuou a fazer mais trabalhos desse modo…

                                             Créditos: www.osmais.com 

ora,  o ser humano e talvez os Ets (????) claro, continuaram com as imitações!!!! 


                                Créditos: www.escolacrista.com.br

                                Créditos: www.moraisvinna.blogspot.com


Sabemos que, com certeza, a natureza continuará a usar formas circulares como essas… 

                                Créditos: www.alunosonline.com.br                                                


e o ser humano e/ou Ets (????) também…

                                Créditos: www.cml.pr.gov.br
      

                                Créditos: www.nova_acropole.pt

a seguirão!!!! 

Então, sendo assim é certo que, caso se tome (na mesma unidade de comprimento) e, se faça a divisão do valor de...


AQUILO (circunferência) dividido por ISTO (diâmetro) sempre dará NISTO: 3,141592... o número PI, um número irracional, uma constante numérica que assombrou os gregos e... de tão interessante que é para nós, que até se criou o "Dia Internacional do PIem todo o mundo!!!!
E assim, todos os anos, no mês de março, 3º mês de cada ano é comemorado o seu aniversário, no dia 14 tendo o ponto alto da comemoração às 15:00 h!!!!
Portanto, venha para a festa, você também!!!!

                                Créditos: www.ensinandoagostardematematica.blogspot.com.br 

Feliz dia do PI!!!!
Um abraço!!!!    

domingo, 22 de fevereiro de 2015

PROMOÇÕES NO BLOG = DESAFIOS E PRÊMIOS!!!!!

Contagem regressiva para o lançamento das promoções aqui no blog: MATEMÁGICAS E NÚMEROS!!!! 
 Olá, meus caros amigos, leitores, seguidores públicos e/ou parceiros do Matemágicas e Números!!!! Como falei, depois de publicar a última parte da postagem sobre qual seria a melhor maneira de se apresentar as quantizações em forma de tabela, gráficos e equações, eu deixei a minha opinião a respeito disso e escolhi a equação como sendo a mais importante delas!!!! E por que???? Porque, com uma equação você poderá construir facilmente uma tabela, um gráfico, ambos com os seus atrativos, as suas vantagens as quais eu expliquei ali na postagem!!!! Mas, quanto à equação, falei que ela poderá ser denotada (ser escrita) pela interpretação dos valores lançados numa tabela e/ou gráfico, mas na maioria das vezes, não é fácil se conseguir isso!!!! Será que os cientistas do passado, por exemplo, Sir Isaac Newton, não teve dificuldades, ao contrário disso, com facilidade e em tempo curto conseguiu escrever a equação horária do movimento… S= Sₒ + Vₒ T + ½ αT²???? Duvido!!!!


Ele e outros cientistas na sua época, sofreram barbaridades nesse trabalho e ainda hoje, eu, você e outros de nós, ainda sofremos muito para denotarmos uma equação ou lei de associação dessas, mesmo produzindo valores determinísticos, ou seja: previstos, segundo o conhecimento de uma lei matemática polinomial determinística!!!! E se a lei que sabemos que está produzindo os chamados números aleatórios (imagens) é uma lei que, além de desconhecida, claro, ainda é indomável e/ou impossível de ser escrita???? O que fazer nesse caso, para, pelo menos, chegarmos mais perto desses esperados eventos sejam, por exemplo: acontecimentos climáticos, comportamentos das bolsas de valores, resultados de loterias e outros???? Então, revolvi promover e lançar uns desafios para os meus seguidores públicos do blog (você ainda não é um deles???? Então, chegou a hora, participe!!!!) para que participem do:
“MEGA ORÁCULO”, um jogo composto de no máximo 100 participantes, onde durante um período de alguns meses, tentarão através de indicação de 10 dezenas ( desde 01 até 60), cada um, em cada uma das tentativas, acertar pelo menos uma das dezenas que sairão em um teste próximo futuro da loteria da MEGA-SENA. Eu espero que aquele participante que tem alguma ideia nova ou velha, sua ou mesmo de outrem, de uma invenção matemática, de algum cálculo e/ou método para tentar esses acertos, aproveite a promoção( o prêmio surpresa será muito bom) e que premiará o campeão (quem acumular o maior número de pontos pelos acertos no período) possa ganhar um bom prêmio, sem precisar de sorteio, sem precisar de se identificar na disputa, sem também ser obrigado a demonstrar o seu processo exotérico e/ou matemático. Essa é uma das promoções!!!! 
A outra promoção, o outro desafio será o: 
“CAÇADORES DAS CURVAS ESCONDIDAS”!!!! Também um desafio matemático, composto ( para esse primeiro período, irei cadastrar os jogadores, dessa forma... através de convites) por 10 jogadores que atualmente já são meus seguidores públicos do meu blog, são pesquisadores criativos da ciência dos números e que serão convidados por mim para essa disputa de se descobrir o grau ou os polinômios secretos dos seus 9 adversários, acumulando pontos pelos acertos durante as partidas jogadas durante um certo período de alguns meses, quando no final, algum dos participantes receberá o prêmio da promoção sem precisar de sorteios, sem precisar de se identificar na disputa, e até mesmo, sem ser obrigado a demonstrar o seu processo (matemático????) que o tornou campeão do jogo!!!! 
Mas, isso não impedirá que durante as partidas, outros seguidores não possam participarem delas (fazendo o mesmo que os jogadores cadastrados) como comentaristas, e quem se mostrar mais interessado nisso, poderá ser escolhido, para participar já nesse primeiro período, substituindo algum dos convidados que queira se retirar das partidas ou até mesmo do jogo, ou ser mais um dos novos participantes no(s) próximo(s) jogo(s) fazer(em) parte maior da disputa juntando-se aos participantes anteriores!!!! Isto é só para dar uma ideia do que será essas promoções!!!! Quando, de fato, do lançamento delas, outras instruções e outros detalhamentos, claro, serão dados!!!! 
Muito obrigado, meus fiéis leitores, seguidores e/ou parceiros do Matemágicas e Números!!!! 
Fiquem na paz, com saúde e bem alertas para estas promoções do meu blog e que não demorarão em serem lançadas!!!! A contagem regressiva já foi iniciada… 10, 09, 08, 07, …!!!! 
Um abraço!!!!!

domingo, 25 de janeiro de 2015

QUAL A MELHOR FORMA DE SE USAR, OU... (PARTE 3/3)

COMO APRESENTAR AS QUANTIZAÇÕES???? 
PARTE (3/3)


Quando apresentamos resultados numéricos (aplicação de funções), para que sejam perfeitamente compreendidos, devemos organizá-los utilizando-se tabelas, gráficos ou equações. Cada um desses meios tem as suas vantagens e desvantagens. Senão, vejamos:

Equações:
 são vantajosas nos seguintes aspectos: 
permitem que tenhamos conhecimentos do tipo delas (linear, afim, quadrática e etc.) e que se possa calcular quaisquer valores de pontos, tanto de abscissas quanto de ordenadas que queiramos em quaisquer conjuntos numéricos.
 



  Créditos: www.brasilescola.com



 As desvantagens
Os valores (abcissa x, ordenada y) para cada ponto da curva em questão, terão que serem calculados segundo essa expressão matemática, diferente de antes, quando já podíamos contar com estes valores de imediato, quando do uso da tabela ou do gráfico
 Também, só de posse de uma equação, sem se ter uma representação gráfica das mesmas, a interpretação dos comportamentos para intervalos de seus domínios (crescentes, decrescentes, constantes, etc), ficam seriamente comprometidos! 
Mas a maior desvantagem da equação, é mesmo a sua obtenção! 
Para comprovação do que falei aqui, sobre as vantagens e desvantagens do uso de uma equação, vamos exemplificar do seguinte modo: 
vejam que, em lugar de termos apresentado uma tabela ou gráfico para pesquisar quais seriam os valores da velocidade em metros por segundo, alcançada por aquele automóvel em... PARTE(1/3) e PARTE(2/3), em vez disso se tivéssemos informado que a lei de associação era... 


E fazendo-se uso de V = -2 t + 8 efetuando-se os cálculos com valores variados para t, iremos encontrar um valor de v associado a ele! Observe que agora podemos dar qualquer valor para t> = 0 (pois, o tempo é uma grandeza modular) e t pertencente a R, e valores de V que antes eram por demais duvidosos com o uso da tabela e também do gráfico, agora serão obtidos com toda a precisão matemática com a utilização dessa equação
Mas, por outro lado, apenas a precisão e a facilidade do cálculo de valores, conhecimento do tipo da equação ou função envolvida são as suas vantagens pela sua aplicação, porém, aquelas vantagens conseguidas pelo uso de tabelas e do gráfico de antes, desaparecerão aqui! Mas, a maior vantagem apresentada agora, quando podemos através do cálculo, dado um tempo x obtermos uma velocidade y, é porque temos essa equação
 Mas, como essa lei de associação entre as grandezas tempo e velocidade foi estabelecida, ou como deu-se a sua obtenção? 
Sem dúvidas, deve ter sido usado para isso, a análise das inúmeras anotações das ocorrências registradas em um experimento (tabeladas e/ou plotadas), do tipo tabelado ou plotado que fizemos aqui sobre os valores da velocidade (segundo após segundo, alcançadas por um carro), e apresentadas nas postagens PARTE(1/3) e PARTE(2/3)
Então, com a análise estatística das informações, estabeleceu-se uma lei de associação ou equação, entre as duas grandezas o que no nosso caso, tratou-se da velocidade em função do tempo! 

Agradecendo a todos vocês, fiéis leitores do meu blog o Matemágicas e Números, pela grande audiência de visitações diárias aqui, e... para os meus seguidores mais interessados em pesquisas matemáticas (por enquanto, apenas, meus seguidores, morando aqui no Brasil), resolvi fazer uma promoção para o blog! 
Vou criar para breve, mais uma página em meu blog, intitulada... “CAÇADORES DAS CURVAS DESCONHECIDAS”, cujas regras, por exemplo: para alguém tomar parte, ou até ser alijado de uma disputa entre adversários desconhecidos, enfim, como se comportar na contenda durante o período estabelecido nas partidas, além da forma de premiação, para o(s) vencedor(es), farei a publicação, como disse, muito em breve! 
Muito obrigado, galera e... INTEL LOGO!!!!
Um abraço!!!!!

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

QUAL A MELHOR FORMA DE SE USAR, OU... (Parte 2/3)

COMO APRESENTAR AS QUANTIZAÇÕES????  
PARTE(2/3)

Quando apresentamos resultados numéricos (aplicação de funções), para que sejam perfeitamente compreendidos, devemos organizá-los utilizando-se tabelas, gráficos ou equações
Cada um desses meios tem as suas vantagens e limites. Senão, vejamos:

 Gráficos: 
São adequados para visualmente mostrar o comportamento da função que se usa, e de certo modo, o seu tipo (linear, afim, quadrática e etc.). 
Mas, eles também, dependendo da escala usada e da quantidade de pontos, podem torná-los inadequados para as nossas pretensões, principalmente quando precisamos saber valores (imagens) de pontos que não foram plotados!
Mas, aqui e agora, quero deixar uma informação importante
Tomem bastante cuidado para interpretarem as inclinações (ângulos) dos gráficos cartesianos, por exemplo, nesse gráfico da imagem aqui em baixo, as escalas (tamanhos dos espaços que representam as unidades das grandezas) usadas, tanto no eixo das abcissas (eixo horizontal) quanto no eixo das ordenadas (eixo vertical) não são iguais
Portanto, as informações "visuais" sobre as grandezas que eles representam (velocidade, aceleração, produção e tantas outras) segundo as "inclinações dos seus gráficos", como as escalas nos eixos são diferentes, então, os valores dessas grandezas não são o que parecem, ou seja: 
aquela grandeza, cujo gráfico, dava a impressão de ter um "desempenho" formidável ou promissor, e por causa de ter sido usadas escalas diferentes nos eixos coordenados, não correspondem àquilo que se interpretou. 
O problema deixa de existir, claro, quando as divisões dos espaços nos eixos de um gráfico cartesiano, são iguais, como será visto nos próximos gráficos (tempo X velocidade) com bordas vermelhas, depois desse aqui em baixo.        


                               
Créditos: www.Fsterra.com

Vamos tomar os valores daquela tabela exibida na PARTE(1/3) e apresentar todos aqueles pontos plotados e destacados entre o conjunto de um gráfico cartesiano de... tempo X velocidade, definido em R x R... para 2< = t < = 9. 




Temos assim, uma “fotografia” da lei de associação afim do primeiro grau entre essas duas grandezas (reta do gráfico inclinado para a esquerda) onde vemos que aqueles pontos lançados ali na tabela


pertencem a uma reta!
Mas, despoluindo o gráfico, a imagem seguinte,
 



apresenta o gráfico com todos os pontos em destaque para o domínio 2< = t < = 9. 
 Agora, a vantagem do uso do gráfico aparece visualmente, por permitir que respondamos muitas das perguntas sobre: 
a natureza das grandezas pesquisadas, por exemplo: aqui com esse gráfico obtido, podemos garantir que a velocidade desse automóvel ao longo da sua trajetória (poderá visualmente ser notada), temos que ele durante esse período é animado de velocidade variável e negativa! Para t = 4 s, a velocidade foi nula, o veículo parou
Mas, antes disso, o mesmo foi perdendo velocidade positiva (movimento progressivo e desacelerado) até parar, para logo em seguida, mudando de direção na sua trajetória, empreender velocidade negativa e crescente (sendo agora, um movimento retrógrado e uniformemente acelerado)!
 
 E as desvantagens? Estão, por exemplo: para pontos de t do domínio 2< = t < = 9 que mesmo plotados, ainda levantam aquelas dúvidas sobre os valores corretos e a precisão das medidas de cada velocidade para um determinado tempo t, precisão essa que tínhamos quando, com o uso da tabela. 
Para uma grande quantidade de pontos coordenados (abcissa, ordenada) podem tornar o gráfico (dependendo da escala nos eixos ortogonais X e Y) muito grande ou muito pequeno, pelo número de informações lançadas!!!!!
Continuação na PARTE(3/3)!!!!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

QUAL A MELHOR FORMA DE SE USAR, OU... (Parte 1/3)

COMO APRESENTAR AS QUANTIZAÇÕES???? 
PARTE(1/3)


Quando apresentamos resultados numéricos (aplicação de funções), para que sejam perfeitamente compreendidos e/ou utilizados, devemos organizá-los utilizando-se tabelas, gráficos ou equações. 
Cada um desses meios tem as suas vantagens e desvantagens. Senão, vejamos: 

tabelas:  
tem vantagem para aplicação dos valores ali lançados (abscissas e ordenadas), simplesmente, consultando-se os valores, sem necessidade de efetuarmos novos cálculos para cada um desse pontos coordenados, uma vez que isto já foi realizado.
 

                                            
                                              













 Créditos:www.portaldoprofessor.mec.gov.br


A desvantagem da tabela é devido a interpretação do tipo e do comportamento da lei de associação ou função (linear, afim, quadrática e etc.) que dá origem aos valores tabelados e também, dependendo da quantidade de pontos, quando são em grande quantidade, torná-la cansativa, ou superdimensionada para a pesquisa que queremos realizar e por outro lado, quando se quer valores de pontos que não estão na tabela, então, o seu uso fica a desejar! Por exemplo: A tabela abaixo...


indica as velocidades (medidas em metros por segundos) em função do tempo (medidos em segundos) atingidas por um automóvel que descreve a sua trajetória, segundo uma certa equação horária... com essas oito informações, sabemos qual é a velocidade atingida para cada um dos tempos marcados em segundos. 
Mas, se quisermos saber qual serão as velocidades alcançadas para outros tempos com valores inteiros, digamos: 12 segundos, 19 segundos ou outros desses valores que não estão na tabela, teremos alguma dificuldade, não é mesmo? 
E o que falar de tempos tipo fracionário, como 3,2 segundos, 8,7 segundos, etc? 
Claro, que poderíamos ter uma tabela que informasse as velocidades atingidas pelo veículo, não só de 1 em 1 segundo, mas também, a cada décimos, centésimos, milésimos e outras frações de tempo em segundos, porém, a tabela se tornaria detalhada e gigantesca, o que a tornaria cansativa e ou até difícil para o seu manuseio!
Continuação na PARTE(2/3)...

quarta-feira, 16 de julho de 2014

E COM A PALAVRA... COM VOCÊS: O PROF. SEBÁ!!!!!








                                    CRÉDITOS: www.layzdavi.musicblog.com.br



                                                                    













































       
  
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ATENÇÃO!!!! Para aqueles leitores que gostam de ler ou saber sobre as minhas invenções, 
postei uma nova criação (2 em 1) com o título... "Nuvem Sólida" aqui no blog na página 
"PENSO, LOGO INVENTO"!!!!!
Obrigado!!!!!
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Heads up !!!! For those readers who like to read or know about my inventions, I 
posted a new creation (2 in 1) with the title ... "Solid Cloud" here on the blog page 
"THINK, THEN THE INVENTION" !!!!! 

Thank you !!!!!
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terça-feira, 1 de julho de 2014

SOLUÇÃO PARA O... DESAFIO GEOGRÁFICO!!!!!

Olá, amigos leitores veteranos, novos e futuros desse meu trabalho de ensino virtual gratuito, democrático e com abordagens dos conteúdos da matemática de maneira lúdica, tal qual, foi aconselhada pelo nosso saudoso e carismático mestre... Júlio Cèsar de Melo e Sousa (1895 / 1973), o Malba Tahan, engenheiro civil, professor , conferencista e escritor (117 livros) de livros ótimos sobre matemática, onde temos, o mais badalado deles... "O Homem que calculava"!!!! 
Seguindo às orientações do Malba, eu uso ensinar a matemática através do uso das... "MATEMÁGICAS (truques matemáticos)", dos "MÉTODOS PRÁTICOS" (métodos aposentados, novos e os inventados por mim, os meus algoritmos) e os "DESAFIOS" que conheço de algum lugar e também aqueles que eu invento!!!!
Por exemplo: 
na postagem aqui no blog, umas das mais novas, que intitulei... 
"UM QUARTO DE MILHÃO", eu deixei ali o seguinte desafio com direito a prêmio para o vencedor brasileiro...


E pensam que eu vou parar por aqui???? Que nada!!!! 
Mal comecei e os desafios continuam e como de costume, tenho um desafio novo para vocês!!!!

Desafio geográfico (Rsrsrsrs)???? 
É o seguinte: Diga e prove: qual é o local na Terra onde um cachorro quase abocanha uma lebre!!!!! 
Caso eu ganhe um bom dim dim com as propagandas do Google postadas em meu blog (depende dos cliques de vocês, nas propagandas que são apresentadas aqui no blog), em junho do corrente ano, eu estarei premiando ao vencedor (brasileiro e que... não desiste nunca, hein?) desse desafio, com uma unidade de armazenamento SSD!!!! 
Valendo???? Por mim, tudo bem!!!!

Eis a minha solução (gráfica)...




Pois é!!!! O prazo para alguém apresentar a solução e ganhar o prêmio, infelizmente terminou ontem!!!!
Bem que eu avisei que era um... "desafio geográfico" e... bastava delimitar essa área na superfície da Terra, pela localização de quatro pontos geográficos, cujas coordenadas geográficas (latitude norte, longitude oeste) deles, cercassem o cachorro e a lebre (naturalmente que se trata de uma... "PAREIDOLIA", KKKKKKK!) fizessem o mesmo que fiz aqui, de forma gráfica com o uso de um mapa!!!!
Mas, eu só tenho é que agradecer e muito, pelo apoio e atenção que vocês me dão para esse meu trabalho, como leitores fiés, seguidores e como meus parceiros, também uns paladinos somando forças, ao meu empenho em transformar a... MAtemática em uma... BOA temática!!!!  
Vocês que, segundo o serviço de monitoração do..."REVOLVERMAPS", registrou... 5 508 853 de vizualisações de páginas, a contar desde 01/02/2014 até agora... 01/07/2014 às 9:30 h!!!! 
Muito obrigado, minha gente!!!!  
Outras postagens, novidades e outros desafios virão e... espero que nos próximos alguém venha a ser o vencedor!!!!
INTEL LOGO!!!!
Um abraço!!!!!


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ATENÇÃO!!!! Para aqueles leitores que gostam de ler ou saber sobre as minhas invenções, 
postei uma nova criação (2 em 1) com o título... "Nuvem Sólida" aqui no blog na página 
"PENSO, LOGO INVENTO"!!!!!
Obrigado!!!!!
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20/08/2014*********************************************************************************
Heads up !!!! For those readers who like to read or know about my inventions, I 
posted a new creation (2 in 1) with the title ... "Solid Cloud" here on the blog page 
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